Da limpeza da alfaiataria aos efeitos agressivos nos fits One Piece

Palavrinha muito usada ultimamente no segmento jeanswear, os fits One Piece, englobam peças inteiras como jardineiras, macaquinhos e macacões que voltaram com tudo nas últimas estações e continuam fazendo sucesso, principalmente no mercado jovem. Em nossas pesquisas para o Verão 2018 nas principais feiras mundiais, percebemos o crescimento de dois contrastes: o conceito workwear com muitos efeitos useds e opções artesanais com os patches, e a limpeza das peças seguindo o estilo alfaiataria, este último, ideal para o público maduro.


Dentro das referências vintage muitos modelos de macacões mais larguinhos, no estilo camisa, com mangas compridas ou curtas e, detalhes de elástico ou amarrações na cintura, zíperes e bolsos maiores. Entre os beneficiamentos as manchas de sujinho, esbranquiçados, bigodes, cerzidos, rasgos exagerados e puídos chamam atenção para os primórdios do denim, quando ainda era peça usada pelos mineradores.Temos ainda frases estampadas nas costas, desbotes no verde militar e modelos mais justos com power streetch que ganham abotoamento interno e bolsos criativos com lavagem totalmente descarregada e detalhe do índigo contrastante.


Já as versões mais sofisticadas trazem fibras como liocel, que conferem brilho, maciez e uma nobreza maior aos modelos. Aqui destacamos a peça tomara que caia, perfeita para a estação, com detalhes de nervuras.


Entre as jardineiras, as lavagens surgem mais claras e os efeitos com foco nos destroyers, bem mais agressivos. Versões com patches conquistados em lavanderia e modelagens croppeds são os queridinhos dos modernos. Não podemos esquecer também dos patches aplicados seguindo temas diversos e lúdicos e, sempre colorindo as peças. Abotoamento frontal e bolsos sobrepostos, cavados ou deslocados são detalhes interessantes na renovação destes modelos.


Os macaquinhos ganham versões em sarja, como o modelo azul marinho e alças de suspensório ou no denim também com efeitos used em lavagens mais claras. E, para fugir do fit tradicional, que tal inovar com alças em tressê, efeito die dye no jeans super leve e fresquinho para o Verão? As jardineiras ou salopetes renovam-se com a saia lápis em artigos com elastano e extremo conforto em lavagens limpas ou vêm no chambray baby blue .

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR