De macaquinhos à pantacourt: diferentes modelagens para o Verão 2016

O universo feminino é rico em formas, modelos, detalhes e tecidos e, no verão, temperatura presente “quase o ano todo” em diversas regiões do Brasil, o interessante é mesclar um pouco de tudo, focando sempre, é claro, em seu público-alvo, mas com opções que passeiam por diferentes estilos, afinal, a moda está cada vez mais democrática, sem regras, sem limites. Aqui apresentamos modelagens variadas que prometem fazer sucesso no Verão 2016, através dos croquis do estilista Maciel Damázio.


Macaquinhos, salopetes e macacões continuam em alta, principalmente para o público mais jovem. Aqui, o macaquinho se diferencia pelo recorte arredondado, fechamento em zíper e elástico na cintura. Já as salopetes ganham ilhoses laterais, desfiados, cós e passantes. O macacão vem com recorte quadrado e referência aos anos 70 na modelagem flare e mais ajustado na parte de cima. Os bolsos faca surgem mais abertos e a cintura vem marcada.


Os shorts são os queridinhos em qualquer estação e, não podem deixar de vir com aspectos vintage como ranhuras e desfiados ou ainda com detalhes na cintura mais alta, abotoamento duplo e cinto do próprio tecido. Ilhoses e botões na braguilha também são ótimas opções para diferenciar os modelos.


Os vestidos em denim ganham tecidos leves como o chambray e, podem vir com pregas, passantes e cintura marcada. Já focando em um público mais maduro que não gosta ou não pode usar minissaias, o modelo lápis vem renovado, deixando o aspecto careta de lado, com desfiados, recortes que alongam a silhueta e costuras contrastantes.


E, por fim as calças onde a skinny é o ponto forte para qualquer público, faixa etária ou estilo. Aqui, sugerimos cós enviesado, “falsos bolsos” e puídos. A cintura alta vem com tudo e promete ficar por algumas estações. Já os detalhes nos bolsos como recortes e bordados revelam diferentes detalhes em lavagens cleans. Os zíperes também surgem nos bolsos ou barras juntamente com aviamentos que ganham brilhos. As cigarretes, opções mais curtas vêm com barras viradas, cintura alta, no estilo anos 50 ou ainda com reservas de cor e recortes no estilo motorcycle.


A flare veste bem qualquer corpo em denim ou na sarja e, ganha nervuras, bordados ou pequenos rasgos. Já a pantacour, conhecida hoje como wide cropped ou culote (calça mais larga e comprimento mais curto) vista em desfiles internacionais e nacionais (inclusive na edição Verão 2016 do SPFW) é uma modelagem mais difícil para a brasileira, mas pode ser usada com beneficiamentos leves, sem exageros.

VANESSA DE CASTRO | CROQUIS: MACIEL DAMAZIO