De olho no verão 2012

Apesar das marcas expostas no jeanswear não ter o mesmo papel dos anos 80, onde era muito importante deixar a vista seu logo impresso, atualmente elas fazem sucesso pelo inusitado, seja pelo recorte, material, cor, desenho ou mesmo a não-etiqueta. Hoje quem compra as principais grifes do segmento, reconhece a peça pelo design, caimento, modelagem, beneficiamentos….


As etiquetas viraram muito mais um adorno que compõem a peça, do que um outdoor ambulante. E, com os diferentes desenvolvimentos das empresas especializadas, surgem modelos que variam dos ecológicos, com materiais recicláveis aos que misturam diversos aviamentos.


Seguindo o conceito e estilo de cada marca e coleção, as etiquetas ora vêm discretas, como nos modelos da Diesel em plaquinhas de metal, dentro de uma etiqueta maior apenas costurada ou marcada pela lavagem mais escura, ora exibidas passeando entre bolsos e cós como as clássicas em couro que surgem na Wrangler, Blend, em tom diferente, Diesel com o couro lixado e desgastado, Blue Blood, sem o nome da marca no couro used, em uma brincadeira com o logo em metal, na Firetrap que ganha silk, na Cooper com desenho, ou coloridas e recortadas como os modelos divertidos da Firetrap.


A grife Guess que mistura tachinhas desenhadas, Lee Cooper, Mustang, Pace, Salsa Jeans, Super Dry e Milk & Roses também abusam do couro em suas etiquetas.


Há ainda etiquetas com texturas e aviamentos, como nas peças da Afflicton com rebites piramidais em várias cores, Firetrap que traz bolinha no material com textura ou no couro liso e a Nolita em couro no cós e tachas com o logo nos bolsos.


A Pepe Jeans sobrepôs duas etiquetas com bordados e a Campus investiu na não-etiqueta que parece que foi costurada pra dentro do cós.


Já a Replay trouxe desenho com tachas no modelo colorido, etiqueta com couro texturizado, rebites e metais no logo.


A Salsa Jeans propõe diversos tipos de etiquetas para estilos diferentes como o modelo super discreto no tom do denim com rebites ou no couro desgastado, sem logo.


Seguindo o estilo jovem, a etiqueta em couro da Kon & Mon ganha tachinhas e linha colorida.


O jeans desenvolvido em parceria com a Swarovski traz as lindas pedrinhas da marca nos bolsos que seguem o estilo glamouroso da etiqueta dourada.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR