Denim, fios e etiquetas em destaque

Grandes tecelagens especializadas em denim e brim ou malharia e fio tinto, além de aviamentos e etiquetas estiveram presentes na Première Brasil apresentando seus lançamentos para o próximo inverno. Conheça algumas novidades.


Isko

Pela segunda vez na Première Brasil, a tecelagem turca fundada em 1983 e, que produz 200 milhões de metros por ano, mantém representação no Brasil há um ano e meio e vende para as linhas premium de grifes como Ellus, Animale, Osklen, Zara e Morena Rosa. Lá fora atendem grifes como a Diesel. Entre as novidades destaque para os tecidos orgânicos, as cores japonesas (jeans ultra-coloridos), o Sparkling, um tecido com brilho, mas sem resina produzido com um processo especial chamado Coating e, pode vir em diversos tons e peso de 7oz. O Jeather vem com alta elasticidade e é perfeito para jeggings.

Nuevo Mundo

Com 60 anos no mercado a tecelagem do Perú está participando pela primeira vez da feira e busca representantes no Brasil. Produzindo denim e brim e vendendo para diversas marcas peruanas e exportando para Colômbia, Equador, Venezuela e Chile, eles apostam na “fábrica boutique” uma linha premium, para se diferenciar, com tecidos que ganham construção de tela, efeitos de trama, acabamentos merceirizados, aspecto de couro e estampados sobre o denim. O brim pode vir com resina, aspecto de couro e estampas como folhagens.

Covolan Têxtil

Destaque para o Charme que vem com 4,5 oz em 100% algodão, em um azul intenso, ideal para camisaria, vestidos…. Dentro da linha Power Comfort, os tecidos vêm com 2% e 3% de elastano, o Natura vem com poliéster tinto no black e o Second Skin, no azul. Já o Delavé Espatulado ganha camada de pigmento que cobre o tecido com uma nova tonalidade, o tom Diesel. “Ele vem com 10,5oz e dependendo da lavagem altera totalmente a cor”, afirma a gerente de marketing, Aline Nóbrega Cabral.


O Hoss traz poliéster tinto com fundo que parece sobretinto em uma construção mais aberta, diagonal. O Studio pesa 10 oz e, vem com fio de lurex interno no azul e confere um brilho suave ao tecido. O Poli Camuflado já vem com a estampa que nunca sai de moda.

Textil Canatiba

Entre os lançamentos destaque para o produto Sirius com um tom de azul mais claro (tom marítimo). Os artigos podem vir em 98% algodão e 2% elastano ou 100% algodão. Já o Amadeus traz cores exclusivas nas linhas Megaflex ou Premium Denim.


O X-Tudo Megaflex, como o nome já diz, mescla o elastano com o algodão e poliamida. Vem no tingimento índigo blue puro, super em alta para o inverno, possibilitando diversos tipos de beneficiamentos nos jeans com processos manuais e acentuando os efeitos de reserva de cor. Sua composição é de 76% algodão, 22% poliamida e 2% poliamida, com peso de 8,5 oz. O Jet Black possue em sua construção cetim em trama branca ou tinta, com peso de 9 oz.

Tecnoblu

O inverno da empresa de etiquetas vem inspirado na Patagônia para onde a equipe de criação viajou e ficou encantada com as paisagens deslumbrantes da região. Com o nome Sopro, a coleção mescla o simples e o sofisticado e, traz tons terrosos, azul caribe, branco, gelo e vermelho sangue. Novos processos revelam efeitos de água no couro, de verniz, texturas, bordados especiais e produtos reciclados como o couro e papel. Os tags funcionais podem vir com correntes e metais em formatos de bichos, como a lhama.


São 80 produtos no book, todos exclusivos oferecidos a 700 marcas ativas e 30 empresas no exterior. “Trabalhamos em conjunto com o cliente. Estamos presentes desde a primeira edição da Première e muito contentes pois é um salão profissional, realizado na data certa dos lançamentos e onde as pessoas vêm realmente para fazer negócios”, afirma Cristiano Buerger, diretor comercial e de inovação da Tecnoblu.

Haco Etiquetas

A empresa desenvolveu a linha Nature com etiquetas, fitas, cadarços e tecidos feitos com fibras naturais ou recicladas, como o algodão, bambu, linho, lã, poliéster. Outro destaque é a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), sistema que proporciona o reconhecimento automático do produto sem a necessidade de contato visual ou manual. “Fabricantes e grandes varejistas estão atentos aos benefícios gerados pela tecnologia de rádio frequência, especialmente para controle de estoque e maior eficiência logística”, afirma Alexander Stefan Dattelkremer, CEO da Haco.


Nas próximas matérias sobre a Première Brasil iremos abordar ainda outras empresas do segmento jeanswear e malharias.

VANESSA CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR