Do denim bruto aos colors e estampas – uma estação repleta de boas referências

É final de ano, semana de Natal e logo o Ano Novo chegando. É época de apresentarmos nosso apanhando de tendências que vão bombar logo, logo no Brasil. Falaremos aqui, dos key itens pesquisados para o Inverno 2015, que dependendo da marca ou do segmento podem chegar bem antes por aqui. Vamos à eles.


Pesquisa Japão


Em nossos passeios pelo Japão, observamos que além das jaquetas, casacos e blazers, as lojas oferecem muitas outras opções de modelos como as saias em diferentes fits – no estilo lápis, rodadas, longas ou curtinhas. Babados, estampas étnicas, recortes e beneficiamentos useds, degradés e marmorizados incrementam as peças.


Além das saias, podemos destacar os macaquinhos, macacões, salopetes e jardineiras com recortes inovadores e fits justos e mais curtos ou confortáveis.


Pesquisa China


Na China as vitrines evidenciam jeans descolados, básicos e com aspecto vintage. Lavagens mais escuras e limpas fazem sucesso na modelagem precisa e muito bem construída.


O aspecto used se destaca com puídos, rasgos, bigodes 3D e desgastes, assim como detalhes em patchwork e manchas que remetem ao início do denim. Estampas xadrezes e peles em camisas, casacos e jaquetas aquecem o Inverno. Embora menos vistas, as resinas com aspecto brilhante em tecidos mais rígidos ainda surgem de forma pontual.


O conforto é essencial tanto em denims de tramas macias e construções com elastano, quanto nas modelagens ora super justas, ora oversizeds.
Os terrosos, verde musgo ou camuflados permeiam todas as coleções em diferentes nuances e modelos. Já os detalhes de forros coloridos, barras e mangas viradas revelam novas cores e estampas.


Feiras Berlim


Agora, abordando as principais feiras ocorridas em Berlim – Bread and Butter, Premium e Panorama, destacamos as calças mais curtas, ou no estilo capri, e na modelagem skinny, seguindo referências dos anos 50, em diferentes tons.
Já as camisas e jaquetas ganham efeitos de patchwork, valorizando o aspecto artesanal, brilhos, rendas, cristais, pérolas e peles em detalhes únicos.


As principais cores da estação são o amarelo que vem forte tanto no masculino quanto no feminino em tonalidades ocre e mostarda queimado, além do vermelho, verde militar, azul klein, rosa e laranja queimado.


Em relação às lavagens, os efeitos vintage não sairão de moda tão cedo. O resgate da calça do trabalhador, toda remendada e com respingos de tinta foi muito bem trabalhada em aspectos naturais, assim como os bigodes em 3D em várias partes da peça.


Entre os principais detalhes que ornamentam os jeans apresentados nas feiras, destaque para os aviamentos no dourado e com banho envelhecido combinado às suas lavagens e e referências.


As etiquetas vêm no tradicional couro renovado por metais ou detalhes com brilhos ou rendas. Já as caveiras e correntes continuam fazendo sucesso em diferentes estilos e tamanhos. Para o público romântico, as rendas são uma ótima opção em diferentes partes do jeans. E, os pespontos incrementam, nos tons ou nas tramas, sem custos maiores, nem exageros. Entre os tecidos, a mistura com o linho confere um aspecto natural, com brilho e toque suave e leve.


Denim by Première Vision Paris


Uma das principais feiras do segmento destacou para o Inverno 2015 a importância da tecnologia dos tecidos com o power stretch, produtos com alto poder de elasticidade, com fibras que não deformam e nem esgarçam com facilidade.


Lavagens: denim bruto, perolados, metalizados, emborrachados, dupla-face com estampas e colors, mistura de materiais e manchas.


Aviamentos: brilhantes, coloridos, esmaltados, metalizados, com texturas e desgastes, cadarços metalizados e rendados.


Etiquetas: irregulares, mistura de texturas, colors, com desgastes, metalizadas e com bases holográficas.


Beneficiamentos: cortes à laser com aspecto bordado e vazado, patchs, ozônio e waterless.


Colors: azul klein, vermelho, pink e tons suaves e apastelados e acinzentados lavados.


Padronagens: cashmeres, animal print, quadriculados irregulares, gravataria e poás.

VANESSA DE CASTRO / IMAGENS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR/REPODUÇÃO