Do vintage ao dark no denim da Vicunha

Vai até 23.07 o lançamento da coleção outono-inverno 2011 da Vicunha Têxtil, realizado no showroom da marca, em São Paulo.


Os visitantes poderão assistir a palestras com as principais tendências em todos os segmentos, além de conhecer os novos artigos, com atendimento personalizado pelo marketing da empresa.


Há ainda a apresentação de looks, desenvolvidos com exclusividade por estilistas e grifes como Carina Duek, Der Metropol, Doc Dog, Gloria Coelho, João Pimenta, Lindebergue Fernandes, Raquel Davidowicz da UMA, Renato Kherlakian da RK Denim, Tereza Santos e Thaí­s Losso, dentre outros.
A novidade fica por conta do espaço LAUNDRYLAB – espaço onde 15 lavanderias do paí­s apresentam suas novas técnicas em lavagem.


Conheça as 4 principais macrotendências.

Dark Inc.

O visual dark, os vampiros e um clima épico e apocalí­ptico fazem parte deste tema que mistura tons de preto, cinza, vermelho e azul.


A inspiração vem dos filmes Mad Max e Blade Runner com muitas jaquetas com ombros exagerados, textura de couro e influência biker, com metais, puí­dos, resinados, manchados, e cara de detonado.


Aqui entram correntes, tachas, o estilo militar ou mesmo casacos com um quê de Michel Jackson, além de skinnies e jeggings.

Eccentric

Com luxo exagerado, em peças douradas e, metalizadas, combinações exuberantes, estampas de bichos, florais, xadrezes e texturas diferenciadas, é uma tendência que pende para o brega, mas vem repleta de glamour, com shapes simples, tons fortes de rosa, azul e verde e efeitos de tintas.


Aqui entram sobreposições, e modelagens como a flare, pantalonas e blazers com ombros destacados.

Ní¼ Chic

Shapes que valorizam a alfaiataria, e looks mais limpos e sóbrios fazem parte deste tema com peças clássicas e um toque retrí´ em tons de branco, cinzas, beges, nudes.


O minimalismo surge em cinturas marcadas nas peças femininas, jeans bruto, resinados opacos, listrados e com leves amassados.


Para os homens, cortes secos, sem detalhes, com caimento perfeito.

Revival

O vintage que vai continuar ainda por muitas estações, revive os anos 50 com todo o seu romantismo e a década de 80, juntamente com inspiração college e workwear em tons de azuis claros, verde militar, marrom, bege.


Looks amplos e confortáveis surgem com desgastes, bigodes em 3D, manchas de óleo, cerzidos, marmorizados, patchs em outras estampas, lavagens ou tecidos.


Aqui entram jaquetas com bolsos utilitários, macacões, jeans boyfriend e dad´s, uma variação que ganha comprimento mais curto.

Modelagens

Camisas – em tecidos leves e no delavé

Biker Jacket –na versão mais curta e com correntes

Casacos no estilo militar – em modelos diferentes, com cintura marcada ou mais soltinha em sarja, com bolsos ou abotoamento duplo

Skinnies e jeggings – com brilho resinado, raw, puí­dos e colors

Novos volumes para as calças femininas – mais largas na parte de cima e aspecto vintage

Novo cargo – com as pernas ajustadas e bolsos gigantes nas laterais

Dad´s pants – parecida com a boyfriend, com modelagem confortável e mais curta

Casual Pant – mais social, em sarja e tons neutros

Workwear jumpsuit – jardineira para as mais jovens

Basic skirt – saia básica com cintura marcada, reta, justa ao corpo

Vestidos – com babados e no denim bruto sem interferências

Macacões – para homens e mulheres

Para os homens, também muitas camisas com lavagem ombré e gola diferenciada, jaquetas com inspiração biker, casacos militares mais largos com muitos bolsos.

Slim Pant – aparece menos no Brasil, mas vem ganhando espaço com uma modelagem reta, não tão justa

Relaxed – calças baggys dos anos 80 com amassados e barras viradas Relaxed e cargo com bolsos

Carpenter jeans – gancho mais baixo, mais larga nas pernas e pode vir com suspensório, menos comercial

Patched pants – com patchs em outros tecidos, como couro, sarja ou outra lavagem

Knee Cutting – com recortes enviesados nos joelhos e pernas

Infantil

O segmento infantil invade todas as macrotendências e, ganha peças mais leves, com elastano e brins estampados ou estonados. Os shapes variam das larguinhas as skinnies.


Blacks vem com puí­dos, vestidos com babados ou correntes no denim bruto, além de resinados e manchados e o contraste do preto com fundo branco.


As crianças ainda usam blazers, casaquetos, calças no estilo montaria e shorts com os forros aparentes.

Artigos

O maior lançamento da Vicunha é a linha CarboLumen no í­ndigo e no brim que vem com brilho, toque gelado e aspecto de couro e pode ser usado em roupas e acessórios como mochilas e botas.


São quatro artigos que fazem parte desta linha: Kravitz no denim, com 9,2 oz, elastano, ideal para ser amaciado, onde consegue efeito de marcação de costura e contrastes de brilho e opacidade.


E, no brim, o Alanis, com algodão e elastano e peso de 8,9 oz, o Presley em 100% algodão, 9,4 oz, e o Spears, cetim em algodão e elastano, com visual mais sofisticado e peso de 7,4oz.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: VANESSA DE CASTRO