Dos tons vivos aos esmaecidos no Verão 2017

Uma das feiras mais importantes no segmento jeanswear, a Denim By Première Vision realizada no mês de novembro em Barcelona trouxe as tendências das principais tecelagens e empresas de aviamentos e acessórios para o Verão 2016/17 destacando o avanço na tecnologia dos artigos. Além dos tecidos, podemos conferir as novidades em modelagens, cores e beneficiamentos para a temporada.


Vamos abordar aqui as principais cores e lavagens vistas nesta edição. Como a moda anda cada vez mais democrática, os tons ganham um extensa cartela variando dos mais fortes aos suaves, mas principalmente a continuação dos candies com rosas, azuis e verdes claros (Artistics Fabrics Mills e Mesura). Cores fortes como azul Klein, amarelo ovo, vermelho, verde menta, rosa chiclete e laranja também vão fazer sucesso na estação. Elas podem vir limpas(Artistics Fabrics Mills), mas na maioria das marcas surgem com manchas envelhecidas, desgastes, amassados e bigodes 3D (Le Faxx Acabamentos, New Wash, Paris Texas Acabamentos, Tavex, Tencel).


Com referências à natureza e seus tons mais calmos e que remetem ao início da história do denim surgem os terrosos numa infinidade de marrons, cáquis, laranja queimado, verde musgo, vinho, gelo (Arvind, Blueline Project Itália, Citusa Denim, Rimaks Acabamentos). Enriquecendo o denim com beneficiamentos os tecidos ainda ganham sobretingimentos, contrastes de superfície e forro, tons que se revelam na lavagem ou pigmentos aleatórios na peça (Cedro, Le Faxx Acabamentos). Outra tendência é intensificar a cor com texturas diferenciadas com rendas, florais ou formas abstratas (Mesura).


Os azuis estão cada vez mais sofisticados, com fios nobres, brilho, superfície suave e aspecto de alfaiataria (Albiate). O delavê continua (AMC), mas o baby blue ou o tom médio ganham mais força, sempre com interferências vintage com marmorizados, esbranquiçados, bigodes (Absolute Denim,Hantex Milled Denim, Isko, Mesura ).

Destaque para o azul Royal, tom super em alta e nobre que confere modernidade às peças (Calik Denim). Brutos, cinzas e blacks nunca saem de moda, mas são menos vistos (Absolute Denim, Crossing, Isko).

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR