Edição online do Colombiamoda valoriza design local

Pode até ser que a América Latina não se caracterize por uma cultura exportadora. Mas, os esforços em criar estratégias que permitam que aos poucos, a pegada caliente da moda latina se torne mais apta a alcançar esse ideal, são tão grandes quanto seu território.

A edição digital da Colombiamoda 2020, que teve início dia 27 de julho e se estende até 2 de agosto, está evidenciando a firmeza desse propósito através do anúncio de parcerias novas e fortalecedoras. A mais inesperada sem dúvida foi a aliança da ProColombia com a Fashion Trust Arabia, para criação do UNIQUE, iniciativa que visa conectar designers colombianos com mercados internacionais.

Como “efeito pandemia”, pode-se dizer que a edição refletiu reação semelhante a percebida no Brasil e mundo ao buscar a ênfase no fortalecimento do mercado local e na humanização dos negócios de moda.

A ação mais relevante nessa direção, veio do lançamento da primeira edição do programa Proyecta, Nuevos Mercados. A iniciativa do Inexmoda em conjunto com o Governo da Antioquia, visa capacitar 100 empresas de diferentes pontos da região a ingressar no mercado internacional. O programa conta com a participação da  Confecciones La Montaña, uma cooperativa que reúne ex combatentes de conflito armado na Colômbia.

O site do evento trouxe uma divisão singular. Além dos já esperados espaços de entretenimento, rodadas de negócios e agendas de palestras do “Pavilhão do Conhecimento”, a edição 100% digital da Colombiamoda incluiu um marketplace.

Intitulado Tienda en Línea, o mesmo teve como plataforma o Mercadolivre. Na área, toda a variedade de produtos contemplada pelas edições físicas foi disponibilizada para comercialização pelas sessões mujer (feminino), hombre (masculino), infantil, zapatos, ropa interior (lingerie), casual e jeanswear, mas com foco no consumidor final.

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução