Eduardo Cristian dá dicas para evitar retrabalhos dentro das confecções

Confecções do ramo têxtil estão a todo vapor para poder atender as demandas das promoções e das festas de fim de ano. Com isso, Eduardo Cristian, empresário e palestrante, ressalta que evitar retrabalhos no processo de produção neste momento é crucial para bons resultados.

“Durante este período de alta nas vendas, os atrasos na produção implicam diretamente no faturamento das confecções. Além de perder o timing na oferta de produtos, as empresas que não se atentam aos detalhes podem perder a oportunidade de potencializar suas vendas”, afirmou Eduardo.

“O planejamento diz respeito a toda organização estratégica de uma confecção, abordando todas as etapas que a compõem. Garantir esta estruturação faz com que empresas possam trabalhar com previsibilidade, auxiliando a manutenção da produtividade, reduzindo custos, desgastes e desperdícios dentro do fluxo de produção”, completou.

O especialista, responsável pelo projeto Costurando o Sucesso, que traz mentorias para gestores de confecções de todo o país, reforça ainda que as facções de costura podem ser grandes aliadas e facilitadoras.

“Para agilizar os processos, as oficinas de costura podem fornecer serviços interessantes, desde que feitos com uma comunicação clara e precisa sobre o que precisa ser desenvolvido. Possuir uma peça piloto também auxilia na celeridade do projeto, garantindo que o parceiro compreenda e visualize sua necessidade e possa desenvolvê-la com sucesso”, explica.

Por fim, Eduardo também menciona que realizar um checklist interno com as atividades que precisam ser realizadas pode ser uma ferramenta proveitosa para garantir que o processo ocorra de forma fluída.

“As confecções precisam trabalhar com um timing onde o produto certo precisa estar disponível no tempo certo. Manter o acompanhamento constante do fluxo de produção e ter atenção aos detalhes é o que apoia o gestor para tirar o melhor proveito do cenário propício para aquecer os ganhos”, finalizou.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução