Efeito hand made

Com toques artesanais, porém muito bem calculados, os patches viraram mania no segmento jeanswear, onde o vintage reina absoluto e a tendência do feito à mão é super valorizada.


É um jogo de construção do tira daqui e coloca ali, costura nas laterais, desgasta no centro, mistura tons, elimina formas.


Das joelheiras inspiradas nos motoqueiros com costuras marcadas às peças com efeitos de patchworks ou rasgos, há opções para todos os consumidores.


A Firetrap, por exemplo, abusou de vários beneficiamentos, como descarregamento de cor, resinas, amassados e incrementou com seus patches que mesclam cerzidos, formas e tons diferentes em várias partes da peça. Totalmente used.


Em outras peças da Firetrap, destaque para os respingos de tinta que invadem o recorte no denim de onde surgem outra lavagem com marcações nas laterais.


A marca ainda brinca com os tons, rasgos e puídos.


Nas peças da Kuyichi, os patches parecem que foram ralados pelo tempo em formas aleatórias.


Já na Lotus Roots o destaque fica por conta do contraste entre as lavagens e o desenho totalmente diferente do patch.


Linhas mais escuras, puídos, ralados e furos fazem a diferença nas peças da Nolita.


Já a Nudie Jeans destacou seu patch com manchas esbranquiçadas que iluminam o rasgo irregular.


Até as camisas ganham patches em meio a costuras marcadas com lavagens diferentes como na peça da Pace que ainda apostou na calça confortável inspirada nos trabalhadores de antigamente, totalmente recortada por patches, riscos, furos, manchas envelhecidas e de sujeira.


A Salsa Jeans abusa de pespontões, desgastes, rasgos, puídos, furos, esbranquiçados, manchas, forros com outros tecidos e lindos trabalhos de patchworks. Algumas peças parecem até grosseiramente costuradas ou rasgadas como se tivesse sido feito em casa.


A Superdry aposta em desfiados nos joelhos e apliques de denim em outra lavagem. Já a Wrangler busca inspiração nas joelheiras arredondadas com ou sem costuras.


Nos croquis podemos observar uma brincadeira com os patches em várias partes da peça, sobrepostos ou não, como se estivessem em movimento. Eles ainda ganham aviamentos como metais, tachas e cristais termocolantes, desfiados, puídos ou no modelo arredondado com desenhos.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR