Elas sabem o que querem

No último Senac Moda Informação, realizado no Memorial da América Latina, palestrantes de vários segmentos apontaram as tendências para o verão 2011.

As consultoras de moda Raquel Mí¼ller e Denise Morais, foram as responsáveis por apresentar as novidades dos segmentos feminino e feminino jovem para a estação. Já a editora da revista Capricho, Adriana Yoshino, introduziu o universo das teens, mostrando uma geração que sabe o que quer.

Atrás do espelho

Adriana fez um panorama das adolescentes do mundo de hoje, apontando que as teens constituem uma geração indoor, ou seja, que gostam de ficar em casa, onde se sentem seguras e confortáveis. As meninas gostam de frequentar shoppings, academias e clubes. 90% destas garotas acessam a internet, principalmente as redes sociais. O cabelo é a preocupação número 1, e elas admiram celebridades como os cantores Kate Perry e Jonas Brothers.

Já quando o assunto é moda, as adolescentes mostram que sabem e procuram se informar sobre lançamento e tendências. Entre as peças preferidas estão as Wet leggings e os cocktails dresses, laços, cupcakes (que podem vir na estamparia ou acessórios) e óculos Wayfarer complementam o visual.

A editora seleciona ainda três macrotendências que serão sucesso no verão: A volta das It Girls, A volta dos vampiros e o Alicismo.

Para elas

Dentro das temáticas segmentadas pelo Senac (veja aqui), Raquel e Denise selecionaram as principais apostas para as femmes na estação do sol. Confira abaixo:

Balmania: balonê, camuflados, camisetas em malha de algodão, metais, efeito respingado, tie-dye, ilhoses, ombreiras, camisetas podrinhas, brilho fosco, cargos, calças joggings, silks de rosto, ombreiras, bordados, jeans detonados e manchados.

Divas Modernas: bodies, vestidos com babados, tomara-que-caia, cocktail dress, poás, florais retrí´, saia tulipa, saia balonê, saia clochí¢, saia paper bag, calças mais curtas, calça cenoura, macaquinhos, cintura marca, saia rodada e influência da lingerie.

Doce Malí­cia: influências countries, folk romí¢ntico, blusas em renda, coletes de malha e sarja, flamê, babados assimétricos, top-bra, saias-bailarina, saias-balão, saias-secretária, saias cintura-alta, florais, camisa xadrez, jeans delavés e dirty washed.

Náutico: croppeds, listras longas ou finas, shorts com cinto do mesmo tecido, saias com botões dourados, peças mais esportivas como vestidos em naylon, tregging e moletinho.

í‰tnico: propostas de estamparia, batas tribais, mandalas, peças bordadas, macacões, calças cargo, blusas e vestidos em seda e estampas de animais, tanto corridas como no silk.

Resort tropical: estampas da fauna e flora, tops-bra, mistura de listras com floral, peças fluidas em seda e calças amplas.

MARCELA LEONE | FOTOS: REPRODUí‡íƒO / EQUIPE GUIAJEANSWEAR