Estampas, costuras e muita criatividade nos detalhes de cós da estação

Nada básicos os jeans garantem sucesso em qualquer ocasião, deixando de lado um pouco o aspecto casual do dia a dia e passando, por vezes, à artigo de luxo ou até com informação de moda de um jeitinho mais cool. Dentro desse contexto cada detalhe é essencial na construção do produto e na valorização da marca. Cada pedacinho do denim deve ser pensado a surpreender o consumidor final, revelando novidades e sugerindo variados acabamentos dentro desse rico universo de possibilidades.


Para o Verão 2018 iremos destacar aqui os detalhes de cós que chamam atenção ora pelo exagero, ora pela sutil diferença estampada internamente. Aliás, a área interna, atualmente é muito valorizada, principalmente com mistura de estampas e tecidos que divertem e alegram as peças. Em nossas pesquisas pelas feiras mundiais encontramos referências à pássaros em tons bem delicados. desenhos geométricos, florais e cashmeres que invadem também os forros dos bolsos.


Vale também estampar a área externa em lavanderia ou aplicar o mesmo beneficiamento usado no restante do modelo. Temos como exemplo lindas peças que ganham contrastes de tons, puídos, pastas metalizadas ou marmorizados. Mas se a ideia é prender o olhar para o inesperado, que tal aplicar o azul manchado no cós da calça branca? Ou ainda trabalhar com os desfiados em uma área onde normalmente eles não aparecem?


Ainda abordando o cós interno muitas marcas tem investido nesse espaço para a aplicação de suas etiquetas ou com o logo bordado delicadamente em diferentes tons que “conversam” com as costuras marcadas. As etiquetas também podem ganhar a companhia de aviamentos como faixas bordadas em motivos étnicos. Por fora surgem costuras que formam geometrismos interessantes em contrastes com a lavagem delavê. Minibolsos e reservas de cor são opções válidos para os cós cada vez mais exibidos.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR