Evento apresentou as apostas para o Inverno 2011

Na última quinta-feira, 23.09, a consultora de marketing da moda Renata Miranda e um time de profissionais renomados do setor comandaram o Vip Pocket Show – que nesta edição ganhou novo formato, sendo transmitido no programa Café Fashion e apresentando um mix de tendências para o Inverno 2011 em segmentos como: feminino, masculino, infantil e jeanswear, entre outros.

Renata iniciou o show apontando sobre a importância da individualização do cliente (e não mais consumidor): as pessoas têm necessidades e corpos diferentes, afirmou, e ainda propôs um foco nas relações, e não mais no produto – o produto deve ter qualidades suficientes para provocar a emoção do cliente.


A consultora enfatizou também a importância do 3D na moda, ou seja, as peças devem ser cuidadas em todos os detalhes, como acabamento, etiqueta, tags e etc.


Estamparia

A partir de suas pesquisas, a design têxtil Monika Debasa separou as tendências da temporada em dois principais grupos:

Aceleração – este é um tema urbano, está ligado à cidade e a interação com as novas tecnologias. Nas padronagens, as inspirações são manchas, tie-dye, pincelados, efeito asfalto, gráficas, camuflados, aspecto de fuligem, texturas e mistura de estampas.

Desaceleração – Indo na contramão da primeira proposta, a temática ressalta a ecologia, a volta às origens, fugir, o retorno do consumo consciente e a valorização do espiritual. Como estampas aparecem os florais, as folhagens, xadrezes, étnicas, retrôs, arabescos, cashemers, dentre outros.

Aviamentos

Para apresentar as principais apostas em aviamentos, foram convidados três profissionais do setor: Kássio Lopes, designer da Etical, Fernando Ribeiro Silva, diretor da Workfashion, e Evandro Nunes, diretor da Sancris. Evandro começou mostrando a importância das linhas e fechos no jeanswear, que podem fazer o diferencial da qualquer peça..

Kássio apresentou a nova linha da Etical – nomeada de Sensorial, ela explora e aguça os sentidos humanos, com etiquetas 3D que brincam com as mídias sociais, etiquetas e tags com aromas, e outras novidades com docinhos comestíveis.

Enquanto a Workfashion foi pelo mesmo caminho da design têxtil, Monika Debasa, e se inspirou no tempo, passado e futuro, para compor sua coleção, dividida em quatro temáticas:
Hot Spot – é a única que trata do futuro, com peças com brilho, pontos de luz, metais escuros e muitas cores neon.

Dèlicatesse – o romântico do verão ainda continuará na estação mais fria, com ar vintage e rodeado de rendas, pérolas, palas e broches.

Luxúria Híbrida – o tema se inspira na decadência da aristocracia, com um ar teatral. Malhas de metal, rendas estampadas e muito ouro e vermelho para os aviamentos da temporada.

Heritage Armée – a herança do pós-guerra foi a principal influência para este grupo. Muitos patches, ouro-velho e insígnias para um militarismo vintage.

Tendências

Débora de Pierro, do site WGSN levou ao VIP as pesquisas do site e exibiu os principais looks-chave para o Inverno 2011:

Retro Prim – Influência dos anos 50 e 60, silhueta feminina, o retorno do lady like, influenciado pelo seriado Mad Men. Valorização de tricots, tweeds, xadrezes, animal print e principalmente as peles. O perfume dos anos 70, mas bem sofisticado, traz saias longas, alfaiataria, florais e muitas pantalonas (flared).

Herança do Campo – A tradição do campo chega para ficar, com influência de elementos da caça e da pesca. O minimalismo luxuoso também vem com tudo, abusando de shapes em A e texturas. Aqui também aparecem as influências militares como os patches, medalhas e as jaquetas aviador. No segmento masculino é a volta do clássico e a valorização do tradicionalismo com peças atemporais.

Jeanswear

Segundo o consultor de modelagem Roberto Dias, a palavra-chave para o denim da temporada é sensualidade. As peças aparecerão abusando de detalhes como recortes, pences, nervuras e pregas. Já os shapes dividem-se ainda entre os mais slims de super-skinnies e os mais largos dos jeans oversized, tanto para o público feminino, quanto para o masculino. Destaque para as pantalonas e as carrots.


Já o designer de lavanderia, Gilberto Oliveira, apresentou as apostas de beneficiamento da estação, confira abaixo:

– Destroyed,

– Tow Washed (efeito que agrega brilho e envelhecimento acentuado),

– Bigodes a laser

– Used

– Devorées (puídos),

– Brush (desgaste a partir de escovação)

– Jatos químicos

– Pontos de luz

– Imersão química para desbotamento irregular

– Scrunch (efeito redinha)

Dentre as propostas mais comerciais para o Inverno 2011, Gilberto aposta em efeitos vintage e scrunch. Confira as imagens:

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR