Evento tem iní­cio em clima de otimismo

O presidente do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau), Ulrich Kuhn, declarou na coletiva de abertura da 11ª edição da Texfair – Feira Internacional da Indústria Têxtil, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio em Blumenau, que o evento funciona como um bom indicador da força da economia, após as turbulências de 2009. A própria expressão do rosto dos expositores nos dá uma clara indicação das expectativas, aponta.

Kuhn enfatizou ainda os investimentos realizados pelos expositores na montagem de seus estandes, que esse ano estão mais imponentes e amplos. Cerca de 95% dos expositores contrataram profissionais especializados para o projeto,em lugar de optarem pelo modelo padrão, justificou. Dentre os espaços, destacam-se os da Karsten e o da Leeper, sendo que a última se inspirou em cenografia de cinema para realizar seu projeto.

O evento deste ano conta com 200 expositores e aproximadamente 400 marcas, entre os segmentos de cama, mesa e banho, decoração e vestuário. O setor de cama, mesa e banho tem previsão de crescimento em 2010 de aproximadamente 12%, suprindo parte da demanda nacional. O presidente ressaltou também a alta qualidade dos produtos brasileiros, que não ficam nada a dever aos produtos importados.

Desde a 1º edição, a Texfair já recebeu mais de 185 mil visitantes. Santa Catarina é o segundo estado no ranking nacional do PIB têxtil, com 15,49%, ficando atrás apenas de São Paulo, com 31,10%.

REDAí‡íƒO | FOTOS: DIVULGAí‡íƒO / EDSON PELENCE