Fusão do design de superfície com o know-how em lavanderia

Florais com jeitão vintage, versões psicodélicas para o animal print, desenhos étnicos lembrando efeitos de lavanderia, e os alinhados padrões listrados e xadrez jogados na linguagem descolada da moda de rua. Em síntese, este foi o sortimento de estampas agrupado pela feira Denim by Premiere Vision Paris, para a temporada de verão 2014-15. Uma das grandes constatações esclarecidas pelo evento, é a realidade de que o know-how em qualidade, antes restrito à escolhas certeiras de bons tecidos, e em efeitos de lavanderia rebuscados, atualmente se estende para o mix de estampados: estamos na era da fusão entre o beneficiamento e o design de superfície.


A fuga do visual original do jeans através de tecidos decorativos, antes colocada como lógica principal, agora cede lugar à desenhos e rapports que aproximam a aparência das peças à proposta vintage. Sendo assim, as interpretações focadas nas variações das nuances do índigo constam como as mais numerosas e importantes para a temporada. Dentre os estilos de padrões que emergem, os florais demonstram maior diálogo com a proposta de comunicar a passagem do tempo. Temos flores combinadas à puídos, efeitos distressed, reservas de pigmento, e mesmo desenhos pintados manualmente em peças com proposta exclusiva e jeitão “colecionável”.


Em complemento, temos a migração de padrões típicos da camisaria comportada e obediente, para a fisionomia libertadora do jeans. Listrados exatos com efeitos amassados e tingimentos encardidos, xadrezes embelezados por devorês corajosos, padrões geométricos com efeitos degradê, bleached e fast-pin revelando estampas em espelhos de bolsos são alguns exemplos.


O blue denim recebe ainda desenhos de losangos, e renova os padrões étnicos na combinação com os acabamentos diferenciados. Por ordem de importância, após os índigos, temos o mix branco como suporte para desenhos multicoloridos, que podem variar dos temas botânicos, aos desenhos de animal print psicodélicos, ou renovados por estampas falhadas. O desenhos coloridos, trabalham mais os toques, o brilho, e a aparência perolada, em detrimento de desgastes no tecido.


Nossa galeria agrupa uma amostra representativa da evolução dos estampados para o verão 2014-15. O mesmo tema, porém referente ao inverno 2014, será foco de análise na próxima semana.


VIVIAN DAVID / FOTOS EQUIPE GUIAJEANSWEAR