Future Print 2022 traz novas tecnologias para estamparia digital

Future Print, a mais completa feira de tecnologias e soluções para os mercados de serigrafia, impressão digital e comunicação visual, aconteceu entre os dias 20 a 23 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e trouxe um espaço exclusivo destinado à Estamparia Digital, o Circuito de Impressão Digital Têxtil.

Segundo Camilla Bologna, designer de superfícies e estampas exclusivas, a estamparia digital está mais ágil e diversificada, onde podem ser criadas peças originais e exclusivas agregando conceito em cada marca. Ela acrescenta que é muito importante entender o comportamento das cores para ver a melhor harmonia de tons e efeitos específicos como degradês, transparências.

Entre os expositores, muitas empresas distribuidoras de máquinas de sublimação onde utilizam tintas a base de água, como a DSI, que trabalha com a Epson, além da Sei Laser, já grande conhecida do mercado jeanswear, com o corte a laser que produzem efeitos como corrosão, estonados, puídos, entre outros.

Epson apresentou produtos como a SureColor F9470H, para imprimir com cores fluorescentes, a SureColor F3070 e a SureColor F2100, opções de impressão direta sobre peças prontas.

ESTAMPARIA TÊXTIL

O circuito de Impressão Digital Têxtil trouxe dados relevantes do setor e tendências do mercado.

As novas gerações se importam mais com a origem dos produtos e a tecnologias positivas utilizadas. E, quando falamos em meio ambiente é importante frisar que honestidade e coerência entre diálogo e ações, são muito importantes. Sustentabilidade não é mais objetivo, e sim obrigação. Além disso, no pós-pandemia, temos visto a valorização cada vez maior, de produtos duráveis, coleções menores e mais assertivas juntamente com design exclusivo.

Mais de 50% das estampas são para vestidos e o segmento de estamparia digital corresponde a 15% do mercado, sendo que a projeção de crescimento para 2026 é de 4,3% em comparação à 2020.

A Feira encerrou a edição 2022 superando as expectativas dos visitantes e dos expositores, em seu retorno ao presencial. As atrações interativas com o público, o expressivo número de visitantes qualificados com intenção de compra e o volume de negócios deram um tom positivo ao evento, onde passaram mais de 40 mil pessoas.

“A FuturePrint sempre foi de extrema importância e continua muito relevante. Mesmo com os acontecimentos cada vez mais digitais, o brasileiro precisa ainda desse contato próximo, ele quer conhecer de perto as soluções e conversar com fornecedores. A excelente reputação do evento faz a diferença, não só sob o prisma institucional, mas também para gerar e estimular os negócios”, destacou o Presidente da Roland DG no Brasil, Anderson Clayton.

Para a Diretora da FuturePrint, Liliane Bortoluci, para que qualquer negócio sobreviva é preciso acompanhar as tendências e se reinventar constantemente, principalmente em um mercado competitivo e ágil como o brasileiro. “Estar atento às tendências no Brasil e no mundo pode ser um diferencial na criação de estratégias e planos para o futuro no negócio. Na FuturePrint oferecemos um espaço de debate de tendências, apresentação de novidades e fomento à geração de negócios, que servirão como base para tomadas de decisões mais assertivas”.

FuturePrint 2023 acontece de 12 a 15 de julho e contará com novas tecnologias.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação e Equipe Guia JeansWear