Geometrismo, etnias e esporte no Verão 2014

Em formato mais enxuto aconteceu ontem (27-02) o Senac Moda Informação – Verão 2014. O evento que apresenta as tendências pesquisadas pelos consultores em viagens à Europa, EUA e Ásia, recebeu os convidados no Teatro Bradesco, no Bourbon Shopping.


Com uma hora de atraso e sem os stands das empresas patrocinadoras, o Senac Moda eliminou algumas palestras como o jeanswear feminino, lingerie e moda praia e reuniu as apresentações em três blocos: feminino, masculino e infantil. Sinal dos novos tempos permeados pela Internet e todas as suas possibilidades. BR>

Outra novidade é o book físico que passou a ser digital e foi distribuído através de um pen drive. Os seis principais temas estiveram expostos em 70 looks. Vamos as tendências para o Verão 2014.


Sportmania: este tema vem permeando a moda já algum tempo e agora torna-se mais presente principalmente em tecidos tecnológicos, moletons, tops croppeds, telas. Os modelos trazem shorts arredondados, faixas nas laterais das calças, jaquetas college, saia patinadora, leggings e vestidos mais justos. O minimalismo dos anos 60, 80 e 90 fazem sucesso.


Neo-Geo: aqui a década de 60 dá o tom com seu Geometrismo, formas retas e curtas. E, quem trabalha com moda já sabe que a dupla preto e branco em quadriculados, listrados, bolas e blocos vão invadir com tudo o próximo verão (e, já podem ser vistos agora no inverno em grifes que anteciparam a tendência). As principais peças giram em torno das calças jogger com punho na barra, vestidos tubinho ou com leve evasê, calças metalizadas e blazers mais sequinhos.


Pop Party: o colorido e estampado anos 80 dá o tom em peças com volumes ou justas e muita personalidade. Aqui entram desenhos divertidos, leggings, muito jeans com manchas e marmorizados e o grunge dos anos 90 nas camisas xadrezes.


Revival 70: faz tempo que os anos 70 permeiam a moda e desta vez mescla o glamour de Yves Saint Laurent ao boho chic que a moçada tanto gosta. Destaque para as peças em tie dye, dip dye, bordados e rendas. Estampas paisley, de índios, batas, franjas e calças flare, delavé e patchworks também remetem ao tema.


Rio-Califórnia: a cidade Maravilhosa é a bola da vez com seu colorido e paisagens deslumbrantes. Mas também não podemos esquecer da quente Califórnia que remete as praias dos anos 50. Aqui as estampas são muito importantes como florais, folhagens, praias, pássaros. Formas gostosas de usar como sainhas, shorts, leggings, vestidos leves e skinnies colors garantem a alegria e conforto da estação.


Afro-Ásia América: as etnias sempre estiveram presentes no mundo da moda. E, para o verão 2014 os olhos se voltam aos bichos e tons terrosos da África, quimonos, estampas de gueixas e florais do Japão e China, além do colorido do México e referências aos índios americanos. As principais peças são: sarjas e jeans com estampas étnicas, kaftans e conjuntos coordenados.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR