Grupo Puramania investe na inovação

O grupo Puramania vem se reinventando cada vez mais, sempre inovando em beneficiamentos realizados na lavanderia própria, a Lavinorte em peças modernas e com aspectos useds. Além da marca adulta, a empresa investiu ainda no Kids que segue as mesmas tendências e, a Fau Home & Living com enxovais de luxo.


Chebli Nabhan, proprietário da empresa foi o pioneiro no segmento jeanswear em Cianorte (PR) e hoje detém 25% da produção nacional através da Lavinorte. Conheça mais sobre a Puramania nesta entrevista com o estilista Márcio Falcão.

Guia JeansWear – Há quanto tempo existe a Puramania e por que o grupo resolveu criar uma lavanderia própria?


Márcio Falcão – A Puramania foi fundada em 1997 por Chebli Nabhan. A lavanderia Lavinorte surgiu devido a necessidade de produzir os jeans das marcas próprias e que com o tempo se tornou a maior lavanderia da América Latina. Se a ideia inicial era suprir uma produção interna, hoje ela atende as principais marcas de jeanswear do país produzindo ao mês mais de 1 milhão de calças, inclusive no
Private Label – onde as grandes marcas do país desenvolvem seus jeans desde a modelagem e aviamentação, e só depois são encaminhadas para a Lavinorte ganhando assim lavagens com uma equipe de estilo especializada que viajam duas vezes ao ano em várias partes do mundo trazendo as novas técnicas de lavanderia para o denim.
O nome da marca vem da bondade do fundador, de ser puro.

Guia JeansWear – Quais são as marcas do grupo Puramania?


Márcio Falcão – A Puramania adulto, Puramania Kids e a linha exclusiva Fau Home & Living com enxovais de luxo.

Guia JeansWear – Quais as dicas que você daria aos novos estilistas para se tornarem um profissional versátil como você?


Márcio Falcão – Amo atuar como estilista, mas sentia a necessidade de criar não só a roupa mas sua programação visual (estamparia e afins) e na minha graduação tentei também focar nessa parte, não queria depender de terceiros para executar uma peça do começo ao fim, isso no quesito peças com estampas, me especializei também na área de programação visual e fashion illustration. Posteriormente senti a necessidade de me aprofundar em editoriais e lookbooks para a Marca. Com o tempo adquiri experiência com produção de moda, styling, ilustração de moda e além disso, ainda leciono moda em cursos particulares e faculdades e, também ensino fashion training program para modelos em agências conceituadas. A dica que daria é procurar sempre aprender mais e mais, através de livros, editoriais, pessoas ligadas ao assunto independente do cargo, porque adquirir experiências é essencial para se ter domínio no trabalho, seja ele qual for. Foco e determinação e nunca, nunca se dar por satisfeito achando que sabe de tudo, um profissional de verdade sempre está apto para aprender algo novo todo dia.

Guia JeansWear – Quais as principais modelagens?


Márcio Falcão – As modelagens variam entre as tradicionais para um público mais casual, às novas e modernas, sempre embasadas em pesquisas que fazemos em nossas viagens e feiras mundiais. Mas a preferência nacional é a slim, mais justa ao corpo e a anti-fit como as calças new-skinny.

Guia JeansWear – Qual o público-alvo da grife?


Márcio Falcão – O público-alvo são pessoas jovens (não apenas de idade) mas de espírito, que gostam de uma roupa confortável, bem construída, que traz em sua coleção uma variação de modelagens para os mais variados biotipos e estilos. Vestimos o filho criança, o adolescente e o pai respeitando cada um em seu próprio universo.

Guia JeansWear – Quais os segmentos que a marca trabalha?


Márcio Falcão – Além do adulto, em 2009 a Puramania lançou sua versão Kids que vai do bebê até a linha Fun, para adolescentes.

Guia JeansWear – Qual a área, onde se localiza e quantos funcionários?


Márcio Falcão – Devido ao tamanho elevado e seus vários segmentos a Puramania se divide em 3 cidades: Londrina está a cabeça criativa, setor de estilo e marketing, em Cianorte a produção do jeans, estoque e toda a parte de produção e em Alvorada do Sul se localiza a malharia, sua costura, acabamento e afins. No total são quase 3.000 funcionários diretos.

Guia JeansWear – Qual a produção anual da marca?


Márcio Falcão – Em média um pouco mais de 2 milhões de peças ao ano.

Guia JeansWear – Qual o diferencial da Puramania?


Márcio Falcão – O diferencial da marca é a busca incansável por estar sempre trazendo novas propostas em suas coleções, sejam lavanderias diferentes, tecidos novos, aviamentos ricos, procuramos com pesquisas e fornecedores por vários lugares, muitas vezes até desconhecidos, para trazermos em cada coleção algo novo para quem curte a marca. É constante nossa busca em pesquisas mundo afora atrás de algo novo e legal para nosso público consumidor.

Guia JeansWear – Como realizam as pesquisas de tendências? Como é realizado o trabalho da equipe?


Márcio Falcão – A sala divide-se em nichos masculino, feminino e jeans, cada um com seu designer responsável e assistentes e cada um realiza tanto o desenvolvimento adulto quanto do kids. Viajamos ao menos 2 vezes ao ano para pesquisas no exterior e em feiras nacionais e internacionais, como a Bread and Butter por exemplo. Além de assinarmos alguns bureau de tendências como StyleSight, WGSN, Guia JeansWear e outros.

Guia JeansWear – Vocês atendem diversas marcas no Brasil e no exterior. Dê alguns exemplos e como separam as tendências para as outras grifes e para as marcas do grupo?


Márcio Falcão – A Lavinorte e Private Label (ambas do grupo Puramania) atendem as marcas mais importantes do país e cada uma tem seu foco de pesquisa onde há uma privacidade no desenvolvimento do produto respeitando assim todo o processo criativo distinto dessas marcas em questão. Sejam lavanderias, técnicas diferenciadas, tingimentos e aviamentação, além das tendências e seus direcionamentos estéticos.

Guia JeansWear – Quais as principais técnicas de lavanderia para o próximo Inverno 2014?


Márcio Falcão –Teremos coloridos stoneds, sarjas tingidas e estampadas digitalmente, as tradicionais used, resinados e puídos localizados. Além de outras novidades como os jateados.

Guia JeasWear –Comente sobre o trabalho artesanal realizado em algumas técnicas e quais as principais e mais inovadoras máquinas?


Márcio Falcão –Bordados manuais, técnicas diferenciadas e aviamentação são manuais feitos por profissionais especializados trazendo um apelo mais nobre para peças exclusivas. As estampas ganham também aplicações. Uma das técnicas que ganha destaque é a impressão digital em jeans e sarjas, além de um sem fim de bordados tecnológicos.

Guia JeansWear – Como trabalham no cuidado com o meio ambiente? Tratamento de água ou reutilização, eliminação ou diminuição de produtos químicos….


Márcio Falcão – A Lavinorte, por exemplo, reutiliza 100% da água utilizada, usamos também tecidos ecologicamente corretos como o botonê e o eco friendly em nossas peças, além de embalagens biodegradáveis.

Guia JeansWear – Percebemos o cuidado com o tecido, modelagem e lavagem das peças das marcas do grupo. Qual o diferencial dos beneficiamentos na Puramania e Puramania Kids?


Márcio Falcão – Na Puramania adulto dentre as muitas lavanderias usadas em cada coleção também realizamos no kids, porém com um cuidado especial por se tratar de crianças. As técnicas são atóxicas e toda a construção das peças visa a proteger a pele sensível das crianças. Se no adulto já temos esse cuidado com o kids ele é redobrado. Modelagens anatômicas, tecidos confortáveis e lavanderias adequadas fazem toda a diferença.

Guia JeansWear – Quais os projetos futuros para a marca Puramania?


Márcio Falcão – Além das próximas campanhas que trarão várias novidades e propostas inusitadas, temos agora também um foco com a TV e cenário musical com maior destaque, onde estamos fechando algumas parcerias. Vem muita coisa boa por aí.

Guia JeansWear – Participam de feiras especializadas?


Márcio Falcão – Participamos de duas grandes feiras nacionais a FIT e a Ópera.