Inovação e diversidade marcam tom da 2ª edição da Focus Fashion Summit

Focus Fashion Summit encerrou sua segunda edição em clima de dever cumprido. Nos dois dias de evento, realizado em 28 e 29 de outubro, o público pôde conferir mais de 45 horas de palestras, talks, oficinas e mentorias, com a presença de importantes players da cadeia têxtil e da moda nacional e internacional.

Leonardo Hallal e Renato Hojda

“Tivemos a iniciativa de marcar o setor da moda no Brasil com um mega evento no ano passado na Bienal, esse palco muito importante, considerado o berço do SPFW por muitos anos. Este ano estávamos nos preparando para a segunda edição, e tivemos que transformar aquele evento físico em um evento digital, contemplando todos os assuntos da moda, desde sustentabilidade, passando pelo marketing até a digitalização”, disse Leonardo Hallal, Diretor de produtos da Focus Têxtil.

Contando com diversas mesas de conversa, o evento ficou marcado por mentorias e oficinas com 90 especialistas em diferentes assuntos. Foram mais de 45 horas de conteúdo simultâneo, transmitido ao vivo nos canais oficiais (site, Youtube e Instagram). Ao todo, cerca de cinco mil pessoas acessaram em tempo real, sendo 25% destes interessados nos conteúdos de mentoria, comprovando o desejo por informação e profissionalização do setor.

“Estamos muito felizes! Foi um grande desafio realizar o evento totalmente online, e tivemos resultados incríveis que confirmaram o êxito em promover algo novo em nosso segmento”, comemorou Mariana Goulart, curadora do evento e gerente de marketing da Focus Têxtil.

Além disso, a Focus Fashion Summit apresentou as principais tendências para a temporada 2021/22 e destacou o importante papel da inovação e da diversidade, voltando os olhos do setor para uma moda que atenda às necessidades reais e individuais de cada consumidor, de forma sustentável e com as melhores práticas de gestão e criação em todas as etapas do processo.

“Entendemos que o evento tem a grande responsabilidade de levar novas discussões e insights para toda a indústria criativa de design de varejo e moda, principalmente neste novo cenário em que estamos vivendo. O mundo mudou e precisamos nos informar com assuntos do momento para juntos transformarmos toda a cadeia”, afirma Paulo Cristelli, curador do evento e gerente de sustentabilidade da Focus Têxtil.

A Focus Fashion Summit também foi palco da grande final da 4ª edição do Design Vision, programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda de todo o Brasil, projeto realizado anualmente pelo Instituto Focus Têxtil, que revelou o estudante de moda, Salmir Tomaz, como ganhador de 2020. Para a escolha do nome foram computados mais de 10 mil votos do público, que pode participar e votar em tempo real nos finalistas, além do voto do júri profissional.

“É uma honra participar desse projeto tão bacana e que revela grandes talentos para o mercado da moda. Tivemos inscrições de estudantes de todo o país e estar presente em todas as etapas, vendo esses alunos evoluírem, se desafiarem, trazendo inovações, enfrentando seus medos e no final apresentarem um resultado tão lindo das suas coleções, é muito gratificante”, afirma Walter Rodrigues, estilista e um dos curadores e júri do Design Vision, que conta com patrocínio da Pernambucanas e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O conteúdo completo do evento segue disponível de maneira online, no canal oficial da Focus Têxtil no Youtube. Após o encerramento, a terceira edição já ficou confirmada para 2021.

Fonte: Redação | Foto: Hebert Hoffmann