Inovação, tecnologia e sustentabilidade na edição de verão da feira

A edição de verão 2016/2017 da Denim By Première Vision que aconteceu em novembro, em Barcelona, apresentou uma série de novas tecnologias para o segmento jeanswear, demonstrando a ousadia dos engenheiros e especialistas da indústria têxtil do denim.


Roupas confeccionadas com denim e fibras altamente tecnológicas possibilitam flexibilidade, agilidade, resistência, recuperação, variedade e intensidade, que permitem com total conforto até um movimento extremo como o espacate (movimento ginástico que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180º e fiquem paralelas ao solo), invadem diversos segmentos como fitness, Ioga, dança, capoeira, ciclismo, entre outras.


Confira abaixo marcas e lançamentos em destaques na feira.


Tavex


A tecelagem levou para a Denim by Première Vision uma continuação de seus lançamentos apresentados no Brasil. A linha Fitness Denim®, contou com uma sessão de artigos de comfort stretch para a linha masculina, desenvolvidos por Alberto Moya, esportista de ciclismo acrobático originário da Califórnia. Moya fez uma apresentação marcante no stand da Tavex desfrutando da construção do tecido que compunha a roupa que o levava a equilibrar truques com a moto em uma variedade de posições inesperadas, um ato de equilíbrio entre performance e movimentos elegantes, que foi ao ar pela TV espanhola com direito a entrevista.


Outro artigo que faz sucesso na Europa é o Tri-blend Technology®, que cresceu e incorporou os tecidos para o público masculino, enquanto que no Brasil ainda é mais indicado para a linha feminina.


Em relação a sustentabilidade, a Tavex investe em vários projetos sustentáveis na fabricação de tecidos que colaboram e minimizam o impacto ambiental da sua atividade. Um dos exemplos desse compromisso que a Tavex tem com o meio ambiente, é a linha Acquasave®, tecidos que reduzem a zero o consumo de água durante o processo de tingimento.


Os maravilhosos macacões, tanto o masculino como o feminino, que vestiram a equipe de staff da feira foram feitos em parceria com a lavanderia portuguesa Pizarro e denims Tavex.


Cedro


Já a mineiríssima tecelagem Cedro reforça a posição como produtores jeanswear alinhados ao mercado internacional a cada participação em eventos importantes como a Denim by Première Vision.


Destaque para a nova geração da linha Top Denim Super Stretch e outros lançamentos que abordamos previamente por aqui.


Jeanologia


A empresa espanhola, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o vestuário de acabamento, apresentou em primeira mão ao público presente na Denim by Première Vision a nova tecnologia “Luz Scraper”.
Luz Scraper é uma nova tecnologia óptica que modula o laser Jeanologia criando efeitos diversos em tecidos denim. Esta tecnologia reduz em quatro semanas o tempo de produção da peça, do tecido até a chegada do jeans na loja.


A aparência do jeans beneficiado com a tecnologia Luz Scraper é como um genuíno jeans vintage; esse resultado é obtido através de uma lixa virtual que substitui o lixado manual. A empresa garante que o lixado manual deverá desaparecer do mercado em dois anos a partir da descoberta dessa tecnologia.


ITALDENIM


Uma das mais respeitáveis fabricantes de denim da Europa trilha seriamente o caminho para a sustentabilidade com o lema “Faça do mundo um lugar melhor”.


Um exemplo de conceito aplicado foi o investimento da empresa no composto “quitosana”, um produto não tóxico natural, biocompatível e biodegradável, que permite eliminar alguns dos componentes tóxicos usados para produção de tingimento e acabamento do jeans, o que reduz o uso de água, eletricidade e energia térmica, e diminui sensivelmente emissões CO2. Esta é uma das razões pela qual ITALDENIM é a primeira e única fabricante de denim do mundo que tem o orgulho de se empenhar ao compromisso mensurável ao projeto Detox Greenpeace.


Na nova campanha da Italdenim, destinada a profissionais, através de publicações especializadas, a empresa comunica o compromisso da marca com o meio ambiente e a produção industrial sustentável. São três temas que servem como base da campanha. O primeiro, lançado em 07 de novembro, se destaca por um visual surpreendente, fora do comum, e talvez possa ser visto como uma provocação e como um aviso para reflexão. A mensagem mostra alguns órgãos básicos para manter a vida (coração, cérebro, pulmões) e a escolha de se vestir de denim representa a união de sentimento, pensamento, sopro de vida e de produção e crítica. Para o coração assunto chefe é “Coração, Terra, Arte: ama seu trabalho e torna-o uma arte, respeitando a natureza”, ou seja: fazer o seu trabalho de arte, mas lembre-se de que a vida depende do ambiente, bem como… O futuro de seus filhos. Finalmente nos rodapés, outra mensagem simples e direta que vai de encontro com a visão da Italdenim: “Faça do mundo um lugar melhor”.


L.I.F.E™
Com base em uma melhoria constante de processos e tecnologias a marca italiana de acessórios de metal para vestuário e artigos de couro oferece em seus produtos de adornos ao jeanswear uma ampla gama de acabamentos, com base em uma grande variedade de tecnologias e processos (eletroplating, química, coloração, revestimento, etc.) que implicam numa necessidade substantiva dos recursos (água, energia) e materiais (produtos químicos), bem como a geração de resíduos.


Embora a remoção total dos produtos químicos é impossível devido a ampla e constante gama envolvente de acabamentos solicitadas pelos clientes, a L.I.F.E™ reduz consideravelmente isso com processos e know-how relativos a esta abordagem sob a sigla L.I.F.E™ – Baixo impacto nos acabamentos desenvolvidos no âmbito da abordagem VIDA, conseqüentemente proporciona uma solução inovadora e única para as necessidades combinadas de sustentabilidade ambiental e de defesa do consumidor.

DIENPI


A marca de etiquetas apresentou a etiqueta inteligente, que proporciona um auxílio importante para consumir com consciência e responsabilidade. O novo rótulo DENIM digital é mais seguro, o que evita a falsificação, é interativo, único e não reprodutível, e se comunica com os dispositivos equipados com a tecnologia NFC (Near Field Communication). É muito simples de usar: basta segurar o smartphone NFC ou tablet para o DENIM etiqueta inteligente e ler o que aparece no visor. A etiqueta inteligente permite que as marcas transmitam ao consumidor os diferentes conteúdos multimídias exibidos no smartphone.

Etiqueta inteligente. Esta nova tecnologia é patenteada pela DIENPI, é lavável e é legível mesmo depois de várias lavagens.


Prosperity


Os lançamentos S/S16 apresentados pela Prosperity Têxtil baseiam-se na qualidade do algodão premium, e com muitas fibras de desempenho inovadores. A tecelagem também apresentou sua série Re-Greening com REPREVE ® fibras, feitas de materiais 100% reciclados. Seus níveis variados de alongamento também oferecem conforto super e suporte dinâmico. Para aprofundar o nosso conceito eco-friendly, a Prosperity desenvolveu uma nova linha chamada Denim Avançando, o que criou um novo tipo de cor de `índigo`, que economiza até 85% de água e consumo de energia durante o processo de tingimento, e também com ricos ingredientes sustentáveis como cânhamo orgânico e algodão reciclado.

ORTA


Outro destaque ficou por conta da tecelagem turca Orta que apresentou através de uma riquíssima e criativa coleção desenvolvida e confeccionada com a linhas de produtos Tits Well, Body Science, CONFORTt², D FINE , ULTRA FLEX e D-CRAFT denominada Ciência do Stretch, esses artigos compostos por uma riquíssima e confortável mistura de fibras como o Lyocell, Modal, Lyocell/Cotton, elastano e poliéster que juntamente proporcionam leveza, toque agradável, sofisticação, conforto, flexibilidade e resistência. No estande a tecelagem apresentou aos visitantes, através de um palco em forma de círculo, shows de danças com patinadores profissionais, apresentação de ioga e balé comprovando as características dos lançamentos da Ciência do Stretch.


Bossa


Além dos produtos com características power stretch que ganharam conceito de jóias pela presença de brilhos através de revestimentos, a Bossa apresentou o Denim Funcional que tem propriedades como água e sujeira repelente, chama retardadora e antibacteriano, todos essas características foram fornecidas com produtos químicos ecológicos e certificados.


Isko

A turca repete os sucessos dos artigos lançados na Première Vision São Paulo. São eles o BLUJYM™ da linha Isko FutureBlue™, composto por uma mistura de algodão, poliéster e Lyocel®, produto que oferece o jeans com conforto extremo. O SCRATCH’N JEAN™ primeiro denim tridimensional do mercado, e saindo da linha mais casual e indo para uma linha mais glamourosa, o ISKO PEARL COAT™, denim com acabamento perolado em três opções de cores (prata, rosa e marfim).


A próxima edição do evento que apresenta as novidades da indústria do jeans, a Denim by Première Vision, acontecerá nos dias 27 e 28 de maio de 2015, não percam!

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR