Inspiramais retorna a SP: edição aborda Tendências e Preview 2026

A 30ª edição do INSPIRAMAIS vem em novo formato e de volta à São Paulo. O evento realizado na Casa Petra contou com mais de 60 expositores e 650 compradores nacionais em parceria com o Sebrae e, importadores da Bolívia, Argentina, Chile, Equador, Índia, México e Peru.

E como é gratificante ver o espaço lotado de visitantes otimistas, participando das Rodadas de Negócios e palestras sobre o mercado e tendências. Nos dias do evento (30 e 31 de julho) foram gerados mais de R$ 34 milhões em negócios.

Na abertura do salão foi enfatizado este momento de retomada e superação onde estiveram presentes a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly; o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger; o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do evento, Walter Rodrigues; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho; e a diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Repezza. Foi destacada a resiliência da indústria e o momento de retomada do setor, que projeta um crescimento de mais de 2% em 2024.

O evento é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. 

Silvana Dilly, destaca que o sucesso do evento chamou a atenção da organização, que tomou uma decisão importante: retornar, em uma edição anual, para a capital paulista. “Nesta edição, em que a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos obrigou a mudar os planos, tivemos respostas muito relevantes. Conseguimos abranger o público calçadista, na edição de Taquara, e aqui em São Paulo, além de calçadistas, recebemos diversos outros segmentos que estavam carentes desse tipo de evento focado em lançamentos de moda para a indústria. Desta forma, decidimos seguir com uma edição anual em São Paulo, em julho, e manter a edição de janeiro no Rio Grande do Sul”, conta Silvana. A edição do Inspiramais de janeiro de 2025 será no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, nos dias 21 e 22, enquanto a edição de julho do próximo ano será em São Paulo nos dias 29 e 30 em local ainda não definido.

Tendências

Walter Rodrigues abordou as tendências dessa edição, Periféricos 2025_II e também o Preview 2026 com o tema Burnout.

Periféricos (que são os 10% da cadeia da pirâmide atual) trata dos países subdesenvolvidos, Brasil agora denominado Sul Global em contraposição ao Eurocentrismo países desenvolvidos) e toda a busca pela nossa identidade, sem copiar grifes famosas, caminhando para a individualização.

“Ao escolhermos o tema Periféricos, estamos desafiando as normas eurocêntricas na moda e no design, celebrando as tradições autênticas e ressaltando a diversidade cultural negligenciada. Este movimento destaca a riqueza criativa e a resistência cultural das regiões periféricas, proporcionando uma plataforma para a expressão autêntica e a valorização dessas narrativas, essenciais para construirmos uma indústria mais diversa e inclusiva”, comentou Walter Rodrigues em sua apresentação.

Para Walter, países do Eurocentrismo estão repetitivos, com coleções que buscam suas tradições e história. Isso é importante para mostrar para as novas gerações, mas de novo, não temos nada. Em relação aos países da América do Sul, ele destacou a criatividade, inovação, mas falta autoestima. “Nunca estamos fazendo o melhor, os outros fazem primeiro, mas a gente é bacana”, brinca Walter que mostrou vários exemplos brasileiros que valorizam nossas tradições, como estilistas mais jovens que vêm fazendo trabalhos autorais, eventos como o Nordestesse que reúne uma curadoria interessante de marcas daquela região, entre outros.

Dentro desse contexto, temos subtemas como a Ginga que “emerge como uma metáfora visual associada a graciosidade e à fluidez, ao ritmo do caminhar, dançar e viver”, comentou Walter.

Aqui os materiais passeiam entre contas naturais e coloridas, materiais sustentáveis e a malemolência de formas esculturais. Já o subtema Cacofonia“…torna-se uma metáfora para a coexistência harmoniosa de histórias diversas. Ao romper com os padrões homogeneizantes e eurocentristas, o tema celebra as diferentes vozes culturais, desafiando a simplificação das identidades”. Destaque para o mix de estampas onde tudo pode ser misturado sem se tornar brega ou kitch, busca da identidade, colorido e materiais com inspiração no Carnaval e o conceito de Imperfeição, quando chega-se no limite dos produtos, mas ainda falta complementar algo. A cartela de cores gira em torno do vermelho alaranjado, rosa lilás e o verde ácido.

Os 30% da pirâmide é o tema Intergeracional2025_II que reflete sobre essa frase: “Pela primeira vez temos 5 gerações convivendo simultaneamente”. E o que isso quer dizer: qualquer que seja a inspiração, uma parte vai experimentar e a outra vai reexperimentar. E o pensamento vai “para quem estamos criando”. Segundo Walter Rodrigues, são 8 bilhões de pessoas no mundo e o grande desafio é como se comunicar com pessoas tão diferentes, com foco ainda na mudança da curva populacional, onde vem crescendo os 60+. “Como criar uma conexão entre a criação de um produto e o público-alvo diante de tanta diversidade?“, disse Walter.

Há pessoas mais velhas que são excêntricas, outras gostam de peças mais clássicas, mas principalmente gostam de inovação, conforto, praticidade e novidades.

“Há esse mesmo dinamismo excêntrico quando visualizamos as gerações mais recentes, pois com as conquistas alcançadas na forma de se expressar, enfatizando a individualidade, no que diz respeito a gênero, identidade corporal, essas novas gerações podem, através das cores, formas e signos, comunicar a liberdade de ser quem queira ser”.

Aqui entram os subtemas Estimulante que valoriza a diversidade, não importa a idade, o toque, a percepção, elementos 3D, excentricidade e o conteúdo de moda para entender sua história. Destaque para os florais com texturas, canutilhos, jacquard no dourado e com brocados, metalizados, couros texturizados e desenhos com aspecto de verniz. Em contrapartida dessa exuberância toda, temos o funcional onde entra a simplicidade, a força dos materiais, onde menos é mais e seguindo ainda o conceito circular. O subtema Techform traz artigos esportivos, tecidos com memória e elasticidade, tules, aspecto de nylon e formas orgânicas. As cores do Intergeracional são vibrantes com pontos escuros para combinações.

E, por fim os 60% da pirâmide com tendências já estabelecidas traz o tema Homo Faber, questionando a responsabilidade dos designers, onde é preciso contar sobre o processo de criação, sobre a história de cada peça, evitando a produção cada vez maior de peças de baixa qualidade, gerando mais lixo com descarte inadequado, produzindo sem critérios e sem pensar numa moda circular.

“Afinal, sua empresa comunica como são feitos os produtos? Você já questionou isso?

Você leva em conta o tempo de processamento do lançamento até a massificação de um produto?

Pensar, planejar, fabricar, vender. Seu cliente tem noção e valoriza esse processo? E o cliente dele?”, são questões levantadas por Walter.

O subtema Pragmatismo traz roupas clássicas em materiais interessantes como tweeds, artigos reutilizados, numa alfaiataria elegante. Já a Geometria vem nos elementos que enfeitam como as estampas de poás, tachas, xadrezes.

E o grande avesso de tudo isso é a Manualidade com o aspecto artesanal em processos industriais. Aqui entram tramados, macramês, tressês, trançados, drapeados, bases fluídas, perolizados, acetinados e o nylon.

Entre as tendências remanescentes que continuam fazendo sucesso estão a Sedução com rendas e pele à mostra e, o nosso querido Denim em combinações double. A cartela de cores passeia ente os marrons, terracota e cinza, com toques de rosas e verdes.

Preview 2026_I

O tema Burnout fala da fadiga, cansaço e excesso, também dentro do mundo da moda, que não é apenas estética, mas fala de emoções, memórias e novas vivências, para refletirmos para os próximos anos. O que vivemos recentemente, como Pandemia e as guerras, irão influenciar daqui 15, 20 anos, segundo Walter.

“Na observação das experiências que estão sendo incorporadas em nosso cotidiano, a ‘estranheza’ ganha contornos de mainstream, onde proporções, aspectos de acabamento, texturas e estampas estão livres para diversos nichos de consumo assumindo o seu tom de underground, que era impensável tempos atrás”, afirmou Walter Rodrigues. E continua: “A comunicação da marca de Rick Owens com as novas gerações e a continuidade de suas colaborações com marcas consagradas, reavaliou seu caráter transgressivo e o aceitou como uma imagem que representa os tempos turbulentos em que estamos vivendo”.

Fique de olho ainda na nova série de Harry Potter, previsto para 2026, com xadrezes voltando em diferentes aspectos. Entre as tendências surgem o estilo vitoriano e todo o contexto do século 19 com toques românticos, corsets, saias e a parte de trás do casaco com volumes e o jogo do “mostra e esconde”.

O subtema Fetiche traz o romantismo dramático, obscuro, pontiagudo e o verniz onde entram rendas, muitos calçados com pontas e o brilho no couro, além de referências sadomasoquistas com látex.

Já o SciFi mostra a inteligência artificial com texturas, peças inorgânicas, mash up e conceito de “frankenstein” inspirado no filme Pobres Criaturas que até ganhou o prêmio de melhor figurino no Oscar deste ano onde entram acabamentos, recortes e novas proporções que lembram ficção científica, mas também com a delicadeza do estilo vitoriano.

O subtema Chicness traz a Elegância que é o oposto, com foco nos anos 60, conjuntinhos de blazers e saias, trech coats e vestidos retos. A cartela de cores destaca os “falsos pretos” com nuances de berinjela, pretos mais fortes, suaves ou esverdeados, além do azul bic, amarelo clarinho, vermelho e branco.

Novidades

Entre os principais materiais e cores para o próximo ano, percebemos que os 10% da pirâmide que aborda o tema Periféricos traz muitas tonalidades vivas onde entram os rosas, vermelhos, uva, verdes cítrico, com toques amarelados ou mais claros, nudes, além dos azuis, prata, dourado e marrons.

Destacamos o couro com aspecto molhado e fluído e o vinil. Os brilhos permeiam diferentes peças e chegam até aos tênis infantis. Transfers ganham multicores além de estampas e jacquards.

O animal print tem seu público cativo e sempre vem renovado em padronagens como a onça, zebra, leopardo. No Espaço do Preview do Couro com inspirações para 2026 o preto se destaca juntamente com o roxo, violeta, prata, vermelho e branco em peças que ganham furos e, vazados.

O feito à mão continua valorizando materiais naturais como crochê, tricô, cordas, rendas, juta, entre outros. O denim e sarjas permeiam diferentes artigos como bolsas e calçados, tanto no tecido quanto no couro com aspecto denim.

A empresa Primu’s Têxtil traz uma seleção de tecidos com fios reciclados em lona, de diferentes cores e jeans com várias lavagens. Há ainda o aspecto cotelê, tweed e canelado. Alguns tecidos vêm estonados, com marmorizados ou listras. Eles também trabalham com o lurex, brilhos e metalizados com texturas e cores diversas.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswear