Inverno repleto de cores

Se depender do mercado jeanswear, o Inverno 2016 não será nada cinzento, nem triste. Isto porque as principais tecelagens e lavanderias do mundo apresentaram um arco-íris de cores na última edição da Denim By Première Vision, realizada em Barcelona. Saem de cena os flúos, cores mais ácidas e vivas e entram os tons esmaecidos ou pastel, mesclados aos terrosos que remetem ao inicio do denim, suas raízes, em um estilo mais leve e natural, mas nada careta. Aqueles tons chapados, duros e uniformes dão lugar a efeitos vintage, mesmo em peças mais cleans.


Destaque para as tonalidades limpas de rosas, amarelo, verde e azul mais claro. O azul Klein continua com força, porém o que mais se sobressai é o desgaste em diferentes cores, como se tivessem sido manchadas com o uso, valorizando aspectos artesanais. Essas técnicas suavizam peças inteiras ou pontos localizados com esbranquiçados. Há ainda a mistura dos marmorizados, teias, reservas de cor, sobretingimentos mais escuros e padronagens que se misturam a diferentes tons. Os tie dyes e dip dyes seguem confiantes, mas em menor número.


Cores mais escuras como vinho, uva, preto e cinza também fazem sucesso, inclusive no leather denim. Entre os terrosos, estão os beges, ocres, caramelos, marrons, mostarda, laranjas, cáquis e nudes. Já os vermelhos vão dos vivos aos esmaecidos e cerejas, quase rosas. Em lavanderia, além do efeito destroyer, há amassados, bigodes e riscos. Mas sempre tudo muito clean, valorizando ainda mais as cores.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR