Jeans é estrela de menswear de verão

Enquanto aqui no Brasil a semana de moda paulista apresentava as tendências para a temporada de Verão 2012, a Itália celebra a moda masculina com mais uma edição da Milano Moda Uomo, que se trata do evento de moda onde os maiores nomes do mercado apresentam suas coleções de menswear.

Mais uma vez, o jeans deu vida às criações de muitas marcas. A Bottega Veneta, por exemplo, abusou do material em peças elaboradas que misturam o denim ao couro, e ainda faz uma versão de calça confeccionada no artigo que é sobretinta, como se fosse uma pintura expressionista.

A Burberry Prorsum apostou no tecido para construir formas de alfaiataria, como os blazeres. A princípio eles podem parecer itens de um look mais elaborado, mas quando desenvolvidos no jeans, compõem looks casuais e despojados.

Assídua do minimalismo, a Calvin Klein exibiu peças em que o principal atrativo do jeans são os processos de lavagens: efeitos vintage e acabamento brilhoso são os diferenciais da temporada da marca.

Já a Dolce & Gabbana desenvolveu um verão sóbrio e, apesar de recortes em transparência e tecidos telados, pode ser ótima inspiração para coleções mias clássicas. O jeans deu lugar ao brim em várias tonalidades de cinza e preto desbotado.

E se os mais elegantes acharem as criações da dupla Dolce & Gabbana ainda muito exageradas, te sempre looks inspiração da Salvatore Ferragamo para salvá-los. A grife usa o jeans como base de paletó, jaqueta e calça de alfaiataria.

Mas calma, os modernos também tem vez. Mesmo mais contida, a coleção de Vivienne Westwwod consegue satisfazer os mais antenados no universo fashion. Para o próximo verão, a estilista propõe o uso do índigo tanto em peças mais comportadas (como as clássicas camisas), quanto em calças de ganchos bem baixos e jaqueta com recortes que mistura blue e white denim.

MARCELA LEONE | FOTOS: REPRODUÇÃO