Lavanderias nacionais apresentam novidades

Nem foram lançadas as coleções de verão e o universo da moda já se ocupa na produção do Inverno 2012. Com a profissionalização do setor, a globalização e as grandes redes de fast fashion (que fomentam e agilizam as tais tendências), o calendário da indústria têxtil brasileira deve se tornar cada vez mais ágil.

E a primeira a apresentar seus lançamentos para a temporada é a Vicunha Têxtil, que abriu as portas de seu showroom em São Paulo nesta segunda-feira (18.07) – e recebe clientes, imprensa e profissionais da área até a próxima sexta-feira.

Laundry Lab


Presente há algumas edições no evento, a tecelagem promove também um encontro de lavanderias batizado de Laundry Lab, que permite às empresas expor suas principais novidades em efeitos e beneficiamento, além de captarem novos clientes. Nesta edição serão doze participantes. Confira as propostas das principais lavanderias abaixo:

Fama – Há nove anos no segmento jeanswear, a lavanderia Fama se prepara para ser uma empresa homologada com a aquisição do selo do ISO 9001, garantindo aos clientes e aos consumidores finais sua preocupação social e ambiental. Para isso, apresenta lavagens ecologicamente corretas, que consomem apenas 5% de água (fria) e não utilizam produtos químicos. Além de serem de acordo com os padrões de sustentabilidade, estas lavagens ainda saem mais baratas aos confeccionistas, graças à economia de água e energia. Dentre os efeitos da vez, a aposta do diretor da empresa, Fabrício Coelho, são os bigodes 3D.

Gb-Canaã – Também sempre antenada às questões ambientais e sociais (a empresa fornece curso de design em lavanderia jeans, por exemplo), para a temporada de inverno a GB-Canaã aposta no vintage. Efeitos como puídos, patches e jateados devem ser os mais presentes nas peças. Eliminação de gases e uso de lenha de eucalipto de reflorestamento são outras ações que a empresa faz questão de ressaltar.

Pluma – Natural de Cianorte (PR), a Pluma está há 15 anos no mercado. Dentre as propostas para o Inverno 2012, a empresa exalta os efeitos 3D, além de resinados e vintage, que podem receber processos agregados como puídos e tie-dye. “As peças terão cara de usabilidade, ou seja, que foram desgastadas devido tempo e uso”, afirma o designer Alisson Goes.

Comask – Além de corte, costura e silk, a Comask também oferece aos clientes o serviço de lavanderia jeanswear. Localizada na cidade de Sorocaba (SP), tem como protagonistas da estação mais fria processos como redinha, cordinha, amassados, resinados e 3D.

Wash Brasil – A principal novidade da empresa para a temporada de Inverno 2012 são os acabamentos que imitam o aspecto do couro, que agregam ainda mais versatilidade ao denim. Outra aposta é o vintage, que surge com efeitos como o sky bleached, que se trata de um flocado com reservas de tecido original. Outro lançamento é o acabamento Fragma, que garante ao artigo uma aparência empapelada.

O Guia JeansWear irá abordar em uma matéria especial os lançamentos da Vicunha Têxtil para o Inverno 2012 e as tendências eleitas pela empresa. Aguardem!

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR