Marcas investem em vintages e muitos efeitos

Foram quatro dias de evento (de 25 a 28 de janeiro) reunindo cerca de 600 expositores e 27.735 visitantes. Números tão altos são referentes à última FENIM, realizada na cidade de Gramado (RS) , no pavilhão de exposições Serra Park. O salão de negócios é dedicado aos lojistas e profissionais do setor de moda, com a participação de segmentos como underwear, infanto-juvenil, acessórios, jeanswear, dentre outros.

Apresentando as principais apostas de Inverno 2011 de marcas como o Grupo Hering, Sawary, Fatal Surf, Nicoboco, Hope, Lupo, dentre outras – o evento também teve um crescimento de 20% em negócios gerados em relação a 2010, segundo dados de sua assessoria de imprensa.

Dentre os fabricantes de denim, as apostas para a temporada são quase que unânimes: vintages em blue e black, desgastados, puídos e com muitos efeitos. Os pontos de luz são quase que obrigatórios, e além do charme, são devidamente localizados para valorizar as formas tanto femininas, quanto masculinas.

Integrante do grupo Hering, a Dzarm foi uma das marcas que mais ousou no jeanswear. Antenada, a marca levou novidades como a skinny em black acid washed , vestido que mistura jeans bruto e estampado, peças mais oversized com detalhes em couro, e claro, muitos vintages.

Já nos aviamentos, observa-se a grande presença dos metais em preto, sejam botões, rebites ou tachas – contrapondo-se aos ouro, sempre acompanhados de muito brilho e excessos. Já os pratas aparecem em menor escala.

As formas aparecem variadas, mas ainda reinam os justos, tanto para os meninos quanto para as garotas. E a maioria dos fabricantes apontou que o público masculino já está super adepto às skinnies, e sem preconceitos. Vale ressaltar que os artigos com elastano também estão sendo bem-vindos pelos homens, que sempre buscam unir estilo e conforto.

Os pequenos também estão cada vez mais fashions, seguindo a moda adulta, com skinnies e jeggings. Eles também ganham as barras croppeds (dobradas ou cortadas), que prometem ainda ser sucesso no verão.

Jaquetas, mini-jaquetas, coletes e casacos com inspiração militar completam a estação e são elaborados tanto nos brins, quanto no jeans. Confira em nossa galeria de imagens alguns dos destaques da feira.

* O Guia Jeanswear viajou a convite do evento

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR