Mercado infantil aposta no mini-me divertido

O mercado infantil cada vez mais traz inspiração do mundo adulto, inclusive com looks parecidos para mamães, papais e seus filhotes, o tão comentado “Mini-Me”, mas tudo com cara de criança e conforto em primeiro lugar. Looks arrumadinhos, mas sem muitos “enfeites” ganham destaque juntamente com produções mais esportivas. Vamos aos destaques do Inverno 2016 apresentados pela consultora de moda Roberta Paes durante o Senac Moda Informação.


Meninas: dentro do tema “Boho 4Ever” a inspiração nos anos 70 traz estampas étnicas, bordados, passamanarias coloridas e patchworks. Os coletes e casacos com pelos fazem sucesso e incrementam qualquer produção. O jeans flare e boot cut são mais slims e ganham elastano. As jaquetas surgem com pelúcia de carneiro e a saia evasê no denim bruto ou suede ganham botões de pressão na parte frontal. Ainda dentro do segmento jeanswear as jardineiras e salopetes continuam, assim como os macaquinhos e macacões bem estampados. “A malha jeans passa a ser item-chave em shorts, bermudas, calças, saias e até jaquetas, em todos os temas”, afirma Roberta. Aqui ainda entram vestidos, batas e caftans em tecidos fluídos. Entre as estampas, destaque para os losangos, miniflorais e cashmeres, além do desenho de coruja.


O tema “Je Suis Moderna” aposta em uma menina urbana, divertida, fashion e que adora mesclar o estilo romântico ao esportivo. Shorts, calças e jardineiras surgem na sarja e ganham efeitos de patchwork no jeans com costuras, bordados, reserva de cor e barras desfeitas. Destaque para o dourado, tweeds coloridos e moletom mais sofisticado com estampas, brilho, pedras e paetês. A mistura de materiais confere modernidade ao visual com o jeans e moletom. Detalhes em zíperes surgem em jaquetas, coletes e calças com inspiração biker. “O matelassê já foi incorporado em tudo, desde jeans, sarja e couro sintético até malha e moletom, com seus desenhos mais elaborados e diferenciados, pedras e metais”, comentou Roberta. Dentro do “Vitoriano Gótico” surge a menina glamourosa e sofisticada com muitos babados, florais com fundo escuro e arabescos. O jacquard vem mesclado a metalizados, além do veludo e plush, rendas e pelúcia. Destaque para os vestidos flare, corte império ou cintura baixa e camisas com lacinhos.


Meninos: Para os garotos o tema “Boho/Outdoor” traz os dois universos em estampas étnicas, camufladas ou xadrezes. Destaque para casacos, jaquetas, parkas e calças em jeans ou sarjas colors. Camisas e jaquetas ganham capuz ou pelúcia na gola. O “Je Suis Moderno” vem traduzido aqui para o “College” sempre presente no universo dos meninos. O matelassê surge em jaquetas, retilíneas e detalhes de bolsos e recortes. Patches coloridos decoram diversos modelos, principalmente no jeanswear. A calça jogger faz sucesso na malha denim com recortes ou superlavada.


O “Street/Rock” estampa calças e bermudas com grafite ou rabiscos e pingos de tinta. Ainda em lavanderia surgem tons de azuis, cinza até o preto com manchas e marmorizados. Detalhes como joelheiras, recortes, costuras marcadas e zíperes trazem influência do estilo biker.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR