MIX Jeans: Um sucesso no Brás

Exatamente dia 16 de fevereiro de 1954 se deu início na rua 25 de Março, famosa rua dos camelôs de São Paulo, a história de uma das marcas mais fortes de jeanswear do Brás, a MIX Jeans. Na época chamada de Confecção Abrahão Ltda. e, na époa, liderada pelo fundador Sr. Abrahão Felix Ehar. A empresa familiar sobreviveu a inúmeras crises e esse mês comemora 60 anos e retorna ao auge das suas atividades com altos investimentos e totalmente repaginada.


Para contar um pouco mais dessa interessante história, o Guia JeansWear foi pessoalmente entrevistar o fundador do grupo e o atual presidente e fundador da marca MIX Jeans, Antônio Ehar, conhecido por todos como Tico. A entrevista foi realizada dentro de uma sala de escritório toda de vidro próxima aos setores de desenvolvimentos da empresa, demonstrando a transparência mútua que há entre colaboradores e administração.


Guia Jeanswear – Há 60 anos nasceu a Confecção Abrahão, a empresa sempre trabalhou com jeans?

MJ – Sr. Abrahão– No início trabalhávamos com tergal, cetim, entre outros tecidos que haviam na época.E também com o brim até então conhecido como “arranca toco”, apelido dado para esse artigo que tinha como característica o encolhimento exagerado.


GJ – O senhor gosta de trabalhar com jeans?

MJ – Sr. Abrahão – É o que eu conheço. Comecei a trabalhar com 16 anos nesse mercado, e continuo até hoje.

GJ – O senhor lembra o nome da primeira empresa na qual começou a trabalhar?

MJ – Sr.Abrahão – Comecei em uma empresa misto de confecção e venda de tecidos, chamada Matuk.


GJ – e hoje, a Mix Jeans é uma familiar?

MJ – Tico– Sim. Eu e meu irmão mais novo, Flávio, gerenciamos os desenvolvimentos e a produção. Minha mãe, Dona Hermínia,acompanha o setor financeiro e meu pai, que já não está mais no operacional, está diariamente presente nos diversos setores da empresa acompanhando atentamente os processos e os resultados.


GJ – Quantas marcas a empresa tem?

MJ – Tico- MIX JEANS é a nossa primeira marca. No entanto, temos a marca YOU! que é a nossa linha top premium, por enquanto, em stand by.


GJ – Quando efetivamente nasceu a marca MIX JEANS?

MJ – Tico – Há 15 anos meu pai estava determinado a encerrar as atividades da Confecção Abrahão quando decidimos abrir a MIX na rua Maria Joaquina. Antes no Brás era tudo muito simples, então, começamos a pensar na roupa de uma maneira diferente. As peças ficaram mais elaboradas, focamos num determinado público-alvo e para isso ajustamos a modelagem, o que foi o passo para nosso sucesso e aceitação do mercado.


GJ – E qual o segredo desse sucesso?

MJ – Tico- Os segredos para o sucesso foram, acertar a modelagem, que seria o diferencial da nossa marca, investir em boas matérias-primas, inovar nos acabamentos, diferenciar na lavanderia e fazer boas parcerias. Nosso objetivo é, além de oferecer um produto de moda, satisfazer o cliente com um jeans que vista bem.


GJ – Além de confeccionarem para as marcas próprias, a empresa faz PL também? Para quais marcas?

MJ – Tico- Atualmente estamos com uma carteira de aproximadamente 8 clientes de PL. E vale ressaltar também que já estamos produzindo para alguns magazines e prospectando outros, dentro da mesma linha fast fashion.

GJ – Qual o número de jeans fabricados por mês e onde as peças são produzidas?

MJ – Tico – Hoje fabricamos 400 mil peças por mês. Dispomos de diversas empresas parceiras MIX para essa produção.Temos parceiros em Minas Gerais e Paraná. Um dos nossos maiores parceiros em acabamentos, é a lavanderia industrial QualityLave que fica em São João Nepomuceno, MG.


GJ – Percebemos que no Brasil ainda há uma deficiência na logística e nos cumprimentos dos prazos. Como vocês lidam com isso para a produção Private Label e magazines?

MJ – Tico – Somos muito comprometidos com o prazo que damos aos nossos clientes e com o dinamismo que necessitamos ter dentro da empresa para acompanhar o mercado.


GJ – Quais as mudanças que a empresa fez para se adequar as novas exigências de mercado de confecções?

MJ – Tico – Possuímos o certificado ABVTEX , uma aquisição importantíssima que ampliou nossa visão empresa/empregado, trazendo uma responsabilidade para ambaspartes. Essa aquisição nos deixou muito otimistas. Com os novos investimentos acreditamos num crescimento de 15% até 2015.


GJ – A Mix está se restrututurando para o mercado de atacado, pode nos falar sobre isso?

MJ – Tico- A empresa, assim como tantas outras que batalham para se firmar no mercado, faz adaptações constantemente. Hoje dispomos de consultorias externas que nos ajudam a reestruturar todos os setores e departamentos, trabalhando com planejamento e aperfeiçoamento na produção, o que contribui para uma melhor administração e desempenho no mercado.


GJ – Com toda essa mudança, a MIX reabriu a mega loja de 600 m² da rua Silva Teles e ainda inaugurará uma filial no Shopping Pérola Park, em Maringá, PR. Quais serão as inovações em relação a esses investimentos?

MJ – Tico – As lojas são exclusivas para atacado. Por isso, dispomos de um ambiente totalmente repaginado com foco no bem estar e excelência no atendimento ao cliente.


GJ – Para uma produção mensal de 400.000 peças, atender as marcas próprias e fazer Private Label, como é o formato da equipe de desenvolvimento e estilo da MIX JEANS?

MJ – Tico- Nossa equipe é formada por profissionais de excelente know-how. A união entre os diversos departamentos envolvidos na concepção de um produto é realmente a chave para nosso sucesso e é o que sustenta essa dinâmica de 400 mil peças por mês.


GJ – O e-commerce da MIX será colocado no ar quando?

MJ – Tico– O lançamento para a plataforma está previsto para o dia 10 de março. O investimento nesse novo canal foi necessário para auxiliar com eficiência os clientes.


GJ – Sobre a nova campanha, qual será a personalidade que vestirá MIX? Qual resultado em usar celebridades nas campanhas e quem rendeu melhor resultado nas vendas?

MJ – Tico – Nessa campanha de inverno lançada ontem, a grande estrela é a top Mariana Weickert e o também top Diego Fragoso. Vale lembrar que ano passado o Diego foi eleito o “corpo do ano” e é um dos modelos queridinhos da Armani. Sempre tarabalhamos com celebridades, citamos algumas aqui que foram; Sabrina Satto, Grazi Massafera, Mariana Rios, Giovana Ewbank, Debora Secco, entre tantas outras. Quanto aos resultados das vendas, os melhores sempre vêm quando fazemos um produto alinhado com o mercado, sem necessariamente ter a ver com a celebridade em questão.