Muito além de simples tendências

Com o objetivo de confirmar propostas internacionais para a moda da próxima temporada, o Senac Moda Informação vai muito além de apresentar tendências. Principalmente nesta 37ª edição, em que o evento convidou a pensar a moda de maneira mais autoral, a partir de sentimentos e sensações, com todo o contexto em perfeita sinergia.

Distribuídos pelo Palácio de Convenções do Anhembi, os expositores desta vez investiram muito em criatividade para atrair os visitantes. A Cedro Têxtil, por exemplo, além dos lançamentos de Verão 2012, levou muito conhecimento para seu espaço: a empresa disponibilizou um pouquinho do que tem no Museu Têxtil Décio Mascarenhas, localizado em sua fábrica de Caetanópolis (MG), que é considerado o mais completo acervo têxtil do país. “Achamos importante trazer um pouquinho de nossa história, pois o evento também conta com a participação de muitos estudantes, que pouco conhecem sobre todo o processo de desenvolvimento da empresa”, afirma Eduardo Silva, analista de marketing da Cedro.

Já a Etical, especialista em etiquetas e tags, apresentou na ocasião sua nova coleção para a temporada. Inspirada pelo tema Mix Mash, a linha busca a autenticidade, permitindo que as criações sejam individuais a partir da combinação de diversos elementos. “A proposta é misturar o velho e o novo, é fazer – re-design”, disse Cássio Lopes, responsável pelo departamento de criação da empresa.

Celebrando 65 anos no mercado, a Capricórnio Têxtil aproveitou um dos temas propostos pela pesquisa de moda do Senac com forte presença no Verão 2012 – Jardim das Delícias – e criou com estande com pitadas de cores vibrantes. Além disso, a indústria lançou no evento mais 10 produtos. Dentre eles está o Castoro, que em sua construção, ao invés do fio índigo, possui fio káqui. “O artigo, assim como os demais, pode receber qualquer tipo de processo de beneficiamento”, ressalta a coordenadora de marketing da Capricórnio, Adriana Matos.

Aviamentos

Aproveitando o sucesso de seu zíper com cadarço elaborado a partir da reciclagem de garrafas PET, a YKK lançou neste Senac Moda Informação a versão metal médio do aviamento, perfeito para braguilhas. Além de inovar e possibilitar aos clientes que inventem sua própria versão dos puxadores de zíperes, que podem ser tanto o logo da empresa quanto uma forma como um coração.

Já o Verão 2012 da Fitas Britânnia está cheio de novidades. A empresa já havia lançado um preview da estação, com todos os lançamentos agrupados e no evento apresentou seu book oficial da temporada, com as peças divididas em temas e segmentadas para três públicos em especial: Moda e Calçados, Kids e Lingerie. Uma das apostas são os elásticos e fitas tom sobre tom, os quais o cliente pode escolher a cor da beirada e o centro será em tonalidade mais clara. Outra grande novidade para a temporada são fitas com aspecto de jeans.

Estreando

Se existe um produto que vem causando reboliço na moda nas últimas temporada este é o esmalte. Aproveitando esse sucesso entre os fashionistas, a Rivka, empresa de cosméticos que está apenas há um ano no mercado, também levou seus lançamentos e coleções a esta 37ª edição do Senac Moda Informação.

Na linha de verniz para as unhas são mais de 70 variantes, tanto cremosos, quanto perolados ou com glitter. Mas, o grande hit da marca – primeira a lançar no Brasil – é o esmalte com efeito craquelado – que atraía toda a atenção dos mais antenados. “Resolvemos participar do evento, pois o Senac está sempre junto às tendências de moda, assim como a Rivka, apontou o proprietário Ralph dos Santos. A marca também conta com uma linha de maquiagens com produtos para a pele, olhos e lábios.

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR