Negócios na nuvem são tema da 2º edição virtual da Denimsandjeans

A liberdade de acessar conteúdo e trocar informações em modo digital de qualquer dispositivo: esta foi a inspiração para a segunda edição da feira DenimsandJeans Virtual, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de outubro. Com o tema “Denim Cloud Sourcing”, o evento indiano trouxe uma extensão do termo “nuvem” específico para o setor azul.

O evento abraçou o conceito de que os tempos atuais demandam o desprendimento do acesso a oportunidades de negócios em todos os elos da cadeia de moda simultaneamente, em todos os formatos que a tecnologia online for capaz de possibilitar. Tudo para suprir as dificuldades no abastecimento provocadas pelas limitações geradas pela pandemia.

É válido ressaltar que a Denimsandjeans trouxe iniciativas pertinentes neste sentido antes mesmo do coronavirus, com a criação do aplicativo DE-BRANDS, ferramenta que oferta justamente o conceito mencionado, em modo intuitivo e digital.

Entre os nomes que participaram do evento, constaram cerca de 37 companhias italianas, indianas, paquistanesas, japonesas, chinesas, americanas e espanholas. A lista integrou  fabricantes de produtos, exportadores de roupas, criadores de acessórios fabricantes de químicos, fios e companhias desenvolvedoras de tecnologia.

As italianas Tonello, Officina+39, Nearchimica, e Ylmak representaram a fina lavanderia mundial. A participação da Turquia ganhou força por meio de nomes como Atlas Denim. Já do Japão, terra do sol nascente, a desenvolvedora de tecnologia JDS foi a protagonista. O Paquistão, por sua vez, reuniu nomes como Indigo Textile, Kilin Denim, Iskur e Naveena Denim. Por fim, o país anfitrião foi representado por nomes como Anubha, Ramsons, Envoy Textilers, De-Brands e Ha-Meem, entre outros.

Interloop

Palestras e painéis de discussão abordando mudanças na metodologia de produção, impacto no comportamento do consumidor, novas técnicas e abordagens de companhias e estratégias de distribuição diferenciadas de diferentes países em destaque nos recentes acontecimentos políticos foram tópicos do evento.

Além disso, uma zona de tendências virtual encarregou-se de mostrar as coleções mais recentes dos expositores por categorias, fazendo com que todos os visitantes pudessem assistir as informações ao mesmo tempo na plataforma. Super Sustainable (super sustentável), Health Times (tempo de bem estar), Chemicals for Mother Earth (químicos para a mãe natureza), Futuristic Technologies (tecnologias do futuro), Denim Hygge (diversão denim) e Window Shop Us (janela para compras) foram os cinco tópicos que subdividiram a classificação das apresentações.

Arvind ofertou uma variedade de tricôs tingidos em índigo com performance superior através da linha INFIKNITY.  O tecido é mais leve e respirável, e proporciona a aparência com estilo de jeanswear tradicional – incluindo suas lavagens mais icônicas e possibilidade de envelhecimento pelo acabamento.

Soorty apresentou a linha Triumph Hoodie, composta por uma variedade de Denim com acabamento antibacteriano voltada para ginástica e esportes radicais como montanhismo. As peças  foram apresentadas em fisionomias utilitárias Agenero, valorizadas por uma lista de atributos sustentáveis.

Já a Iskur apostou em tecidos leves com misturas naturais para propor a variedade de Denim Soft Breeza, voltada para o look sem compromisso com o visual icônico do jeans. Entre os ingredientes que integraram o mix, constaram o Modal, o Tencel, e a novidade da Fibra de Proteína de Soja (SPF) – única fibra verbal do mundo composta por 45% de proteína, que segundo a tecelagem, se diferencia pelas características de suavidade e capacidade de transpiração mais elevadas.

Vaidade e cuidados pessoais se confirmaram como caminhos direcionais. Bukhara Cotton Textile, do Uzbequistão. apresentou a linha Smart Beauty Denim, produto diferenciado pela presença de uma infusão de colágeno na composição, proporcionando maior proteção e elasticidade para a pele. A companhia também apresentou as variedades Reformative, linha anti-coronavírus e Earthblue Denim, sortimento com perfil sustentável.

Tonello destacou o recentemente patenteado acabamento 0Bleach, um sistema de acabamento totalmente natural que reproduz o bleached sem uso de permanganato. Em substituição, usa descartes de plantas e vegetais, como flores, frutas e raízes secas deixadas para infusão. Ainda mencionando as alquimias mais evoluídas, Archroma apresentou o sistema Indigo Reflection, que provê uma coloração com aspecto de índigo por um processo mais sustentável e eficiente.

Tonello

A experiência proporcionada pelo formato digital do evento, já bem sucedida na primeira edição, foi repetida. Porém, como melhoria, disponibilizou um aproveitamento melhor permitido por tutoriais e guias digitais orientativas dos espaços virtuais.

Sentar-se a mesa e conversar com a garantia de que o chat seria visto apenas por quem interessa, reunir a equipe em uma sala, ou mesmo deparar-se com um contato inesperado e promissor quase como um “encontrão digital” – tudo isso foi possível com o formato proposto pela edição digital da feira indiana.

E por mais que todos almejem o retorno das atividades presenciais em segurança, é motivador perceber que muitas possibilidades estão surgindo como ganhos para o pós-pandemia. Ferramentas que aproximam e potencializam o alcance dos negócios, trocas e colaborações.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução