Nelson Levada: A trajetória do mestre do Denim

Amor à moda, à profissão de alfaiate, da qual iniciou no mercado e um autêntico sangue azul. Essa foi a carreira de Nelson Levada, mais conhecido no meio, por Nelsinho. Alegre, divertido, exigente, sempre atento aos mínimos detalhes, esse grande profissional do segmento jeanswear, partiu no dia 6 de janeiro e deixará um vazio enorme no mundo denim.

Nelsinho dedicou a maior parte de seu tempo ao jeans. Cuidou de todas as fases de sua elaboração – desde a concepção das peças à produção e venda dos produtos. Nascido em 1955, aprendeu a costurar com a mãe, aos 9 anos, foi engraxate em 1969, com 14 anos, depois foi assistente num ateliê de alfaiate e em seguida, montou seu próprio estúdio, onde costurava muito bem à mão. Na sequência, juntou-se em sociedade com o Luis Antônio Fiori, na marca Di Fiori, cuidando da criação, desenvolvimento e produção do jeans, na fábrica em Capivari onde ficou por 15 anos.

Na Nikos, foi proprietário, entre 2002 e 2009 de uma Private Label que fornecia peças para grandes marcas como Billabong, Carmin, Cavalera, Grupo Valdac, Le Lis Blanc, Osklen, Reserva, Sergio K, Spezzato, Zoomp, entre outros. Também se associou à Mario Prot da Doc Dog e foi responsável por todo o jeans.

Nelsinho montou a Santo Jeans, em 2010, juntamente com sua esposa, Claudia, unindo o amor pelo denim ao fashion business em peças que valorizavam a modelagem, lavagem, e detalhes como estampas e texturas. Na Carmim, foi responsável pelo desenvolvimento do jeans masculino, entre 2012 e 2015. Depois foi para o Brás e, contribuiu com a fundação da Denim City SP, espaço totalmente voltado ao jeans que reúne fornecedores, lavanderia e cursos. Ele era conhecido no local como Master Tailor do Denim.

Projeto Capricórnio

Nelsinho participou do Projeto “Qual o tom da sua jaqueta“, encabeçado pela Capricórnio Têxtil, onde estilistas convidados desenvolveram jaquetas que foram à leilão para uma causa beneficiente. Sua criação foi inspirada no filho Nicolas, que tem deficiência física.

“Quando convidaram para o projeto, ele me perguntou: o que eu faço? E eu amaria usar jaquetas, mas como tenho uma deficiência, os botões são difíceis de prender e as mangas são duras por não ter elastano e aí eu perco mobilidade. E é difícil encontrar uma roupa que se adapta ao meu corpo, eu me sinto como um Alien, ET mesmo, como se eu chegasse nas lojas e nada fosse para mim. Então, ele gostou dessa ideia e, chamou um amigo grafiteiro que fez metade da jaqueta com um Alien, pensando nisso e adaptações como botão de pressão, ao invés de ser caseado e, na manga, punho invisível para ficar mais fácil de vestir e não precisar ficar abotoando. Esse projeto nasceu de um briefing da nossa conversa e, desse limão, fez uma limonada, meio que de uma maneira irreverente e brincalhona. No fim passou um recado importante por meio dessa peça. Ele usou boa parte de seus talentos para tornar a minha vida mais fácil”, Nicolas Levada, publicitário e filho de Nelsinho.

“Nelson Levada ou “Nelsinho” como carinhosamente era chamado, já era um amigo e conhecido de alguns dos membros da Denim City SP, quando estávamos iniciando o projeto. Na concepção inicial da DCSP, existia a criação de uma marca própria de Jeanswear, a “Blue&Cool”, que nasceu com o propósito de mostrar ao mercado de denim e jeans nacional, que é possível fazer produtos com qualidade, beleza, sustentabilidade e valor percebido.

Com sua formação de alfaiate e vasta experiência em várias indústrias de jeans, Nelsinho, junto com Renato Kherlakian, embaixador da Denim City SP, foi incumbido de desenvolver e produzir a marca. Os produtos que surgiam eram incríveis – sua exigência e busca pela perfeição não permitiam que nenhuma peça ficasse aquém do excelente. Além do seu papel fundamental na marca, Nelsinho foi um importante suporte para nossos cursos, que tratam de tecido, construção, lavagens e acabamentos!

Seguindo com seus trabalhos todos voltados ao universo denim, passou a desenvolver peças piloto e mostruários para importantes tecelagens aqui na DC, como por exemplo Canatiba, Paraguaçu e outras. Um talento sem igual e uma dedicação ao que sempre foi sua paixão, o Jeanswear, fizeram de Nelson Levada um amigo querido e uma referência para todos os que admiram um bom produto e um jeans primoroso! Nos ajudou – a Denim City e o setor – a caminharmos alguns passos rumo a um azul mais brilhante!”, explica Fernando Lutz, CEO da Denim City SP.

“Trabalhei com Nelsinho na Denim City, formamos um grupo espetacular no desenvolvimento de produto, na criação, na produção, na lavanderia e no acabamento do denim. Tive a oportunidade de conhecê-lo e o admirei muito nesse período que trabalhamos juntos pela sua capacidade técnica, científica também, no que diz respeito aos mistérios do denim e principalmente a parte profissional – muito empenhado e com conhecimento brilhante. Creio que, a ausência dele, será muito sentida no universo denim, porque como Nelsinho, existiam ou existem poucos no mercado”, Renato Kherlakian, criador da Zoomp.

“Por mais de um ano, éramos só nós dois na lavanderia da Denim City SP. Em meio à uma pandemia ficamos trabalhando, nos divertindo, nos arriscando, nos conhecendo, nos desentendendo, nos admirando, trocando experiências valiosas e aprendendo com as nossas diferenças. Nelsinho era um dos caras mais criativos e de olhar apurado que eu tive o prazer de conviver. (….) Uma vez, ele me disse que eu era sua versão profissional feminina, só que mais ajustada e equilibrada. Isso soou como um elogio para mim. (…) Quem te conheceu não te esquece”, relembra Juliana Medina, fashion designer e professora na Denim City SP.

“Meu melhor amigo do mercado, meu tutor na realidade. Se sou reconhecido nesse segmento, se fiz algo de bom, eu devo à ele. Ele que me ajudou no começo, ele foi meu padrinho de casamento, conheceu toda a minha família e eu, a família dele. Fizemos viagens juntos, de trabalho e de lazer. Tenho ele guardado no meu coração, para sempre”, Marcelo Bellasalma, com 25 anos de mercado, com passagens na Canatiba e, atualmente,representante da Capricórnio Têxtil.

“Falar do Nelsinho Levada é uma coisa muito fácil, na verdade, ainda mais quando falamos em amor pelo denim. Eu conheci poucas pessoas que tocam no tecido como ele tocava. Sempre achei que entendia bastante de fabricação de jeans porque trabalhei com isso a vida inteira, fui criado dentro de uma fábrica, até conhecer Nelsinho. Quando eu o conheci, eu tinha 25 anos e ele já tinha 40 e, quando eu o vi tocando no jeans, reconheci uma coisa que eu vi no meu irmão que me ensinou a trabalhar com o denim e em algumas pessoas que eu conheci no mercado. Nessa época ele estava saindo da Di Fiori e eu entrando para ocupar do lugar dele. No início, me olhou meio torto, mas me elogiou falando que apesar de ser muito novo eu entendia do assunto, viramos amigos. Ele sabia muito sobre o mercado do jeans, sabia fazer um produto maravilhoso e tinha muito amor por isso.

Acho que vai ser muito difícil, o mercado de jeans produzir outros Nelsinhos. Tomara que produza, mas produzir uma pessoa que tinha consciência de mercado, de fabricação, e de renovação do jeans, eu não vi. Meu último contato com o Nelsinho foi em dezembro de 2024, no Fashion Brás. A notícia da partida dele me assustou muito. E a primeira coisa que me veio na cabeça: ”quem é que vai tocar o jeans com aquele amor todo, que eu sempre gostei de ver?’ Eu nunca conheci alguém que amasse tanto esse ramo. Eu falava, nem sempre os melhores são os que vão ganhar mais dinheiro, mas os melhores serão lembrados por todos nós. E o Nelsinho sempre será lembrado”, Roberto Ferreira, Slam Comunicação.

“Nelsinho era um arquiteto do jeanswear brasileiro. A visão dele de produto, modelagem, de como vestir, costura – era como se fosse fazer um terno de alta costura. Em todos os detalhes do visual, corte, da escolha do tecido, da forma de costurar, quantidade de pontos por polegada, cor de linha, acabamentos internos que tinham um senso de alfaiataria muito grande. Na parte do beneficiamento, a estética e inovação eram avançadas. Foi um dos primeiros no Brasil, a colocar o jeans com puídos, rasgos, a desenvolver um jeans vintage baseado nos ícones italianos como Diesel e Dsquared2. Como empresário, construiu uma das marcas mais importantes, a Doc Dog, uma marca de jeans icônica que prosperou por muitos anos”, declara Marco Britto, diretor do Grupo GB Customização.

Nelson Levada foi uma das grandes referências do setor denim, deixando um legado de excelência, paixão e inovação. No Guia JeansWear, nos orgulhamos de poder compartilhar sua trajetória, reforçando nosso compromisso de levar ao público as mais valiosas lições e inspirações para o futuro do jeanswear. Sua história continuará a ser um guia para todos que seguem a paixão pelo denim.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação