Não faz muito tempo que Berlim foi palco de diversos eventos de moda relacionados ao denim. Seek, Bright e Premium como sempre, atraíram nas entrelinhas do fashion business um público que entende de moda, e é fiel às produções ligadas ao jeanswear. Mas a vitrine da moda de rua superou a tarefa de comunicar apostas para o closet: trouxe ideais de comportamento ligados à uma nova forma de se relacionar com as roupas.
E a principal mensagem, foi a liberdade do vestir-se de acordo com a atitude, e não com a idade. Logo, o jeans vestindo barbas brancas e cabelos grisalhos; passou a ser direcional também nas ruas, e refletiu as mesmas tendências dos vinte e poucos anos.
Para todas as gerações, o que as ruas querem vestir é o denim trabalhado e vintage: com rasgos estilo arranhões no menswear, e devorês com falas românticas nas silhuetas femininas. O mesmo acontece com os combos estampados e as produções one-piece, que estão se transformando em escolhas maduras, e ganhando leituras cada vez mais formais; assim como o jeans vintage que se aproxima do aspecto icônico. Na geração gold, toma falas de criatividade e espírito jovem; e no público mais novo, soma credibilidade.
Maxi-barras na versão turn-up, silhuetas flare, jaquetas com patches e a skinny black agrupada ao xadrez grunge continuam em evidência. Mas o grande consenso entre gerações ficou por conta das referências militares: jaquetas com estampa de camuflagem, e camisas com colarinhos e condecorações verde oliva; refletiram escolhas urbanas e seguras para o look atual.
VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR