O denim posicionando-se como guarda-roupa ideal

O ritmo da moda global pede: looks instantâneos, coordenáveis entre si, e de preferência, passíveis de alinhar o visual mantendo o jeitão casual ou mesmo o espírito esportivo típico da linha fitness. Heis um bom “desenho” do tão sonhado guarda-roupa ideal, o qual o segmento jeanswear está habilitado a interpretar sem quaisquer limitações de público. Assim, pensar as peças-chave do segmento para o Inverno 2016, e provavelmente para as próximas temporadas, implica em perder o vício de restringir determinadas peças ou construções essenciais à moda todo-o-dia, apenas às malhas, ou à alfaiataria, incluindo-as no segmento denim sem pré-conceitos.



Desta forma, a jaqueta básica pode se transformar no agasalho de moletom com o simples acréscimo de um capuz, e looks completos são compostos por produções com coletes, jaquetas, camisas, e até mesmo variações da perfecto na mesma lavagem da calça ou bermuda, multiplicando a leitura dos oportunos conjuntos antes pensados apenas na solução da alfaiataria ou das estampas.



Além do consenso da inclusão dos conjuntos como peças-chave fundamentais nas coleções de ambos os gêneros no segmento, no público masculino, temos os parkas em denim lavado, a camisa e o tuxedo com micro-estampa ou desenhos de gravatinha, o falso jeans branco, a jaqueta básica com detalhes em couro e malha em alta, e toda a sorte de bermudas estampadas, coloridas ou alvejadas atuando como grandes “sacadas” nas araras dedicadas ao menswear.



Já no segmento feminino, destaque para saias nos mais variados comprimentos em formato evasé, vestidos leves e confortortáveis, batas, e vestidos com construções simples incorporando também o denim moletom. O mix confeccionado em tecidos leves e molinhos é o contraponto com a demanda pelos materiais pesados típicos do inverno, que no entanto, é proposta com a importante função de criar camadas no frio, e vingar também nas temperaturas altas. Ainda no mix feminino, temos jaquetas perfecto oversized, coletes e jaquetas básicas delavé, trabalhadas por devorês, e colocadas como ítens desejo devido ao apelo delicado e romântico obtido na leitura final. Ainda neste tema, temos os colors aquarelados com tons quentes de rosa, diferenciando o mix militar de calças cenoura e parkas utilitários.



Por fim, para ambos os gêneros, temos o consenso dos macacões propostos no visual destroyed levado às últimas consequências, com buracos e remendos se desmanchando na peça. Confira no agrupamento da nossa galeria, as peças-chave mais recorrentes no segmento masculino e feminino respectivamente, na temporada equivalente ao Inverno 2016 nacional.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR