O ilusionismo no jeanswear

Entre os diversos personagens utilizados como fonte de inspiração na recente edição da feira Denim by Premiére Vision Inverno 2014-15, através do tema “Denim Circus”, em especial “o ilusionista” demonstrou maior notabilidade e amplitude para os apontamentos e tendências apresentados na feira. A busca por uma aparência impressionante, com efeitos visuais instigantes, esteve presente não apenas nas alterações no toque e nas qualidades do denim, mas também em seus acessórios, estampas e mix de materiais.


Iniciando pelos aviamentos, identificam-se brilhos metálicos holográficos ou acabamentos furta-cor como um alinhamento à proposta do ilusionismo. Nos fechos de metal, os cadarços ganham aparência metalizada para se destacar no denim elevando seu valor de moda. Do aviamento ao tecido, passando pela lavagem, existe uma busca por efeitos excessivos e hipnóticos, capazes de confundir a visão, “enchendo” os olhos do observador.


Desta forma, temos diversos recursos para “iludir” e provocar efeitos visuais impressionantes no denim: o visual metalizado, as estampas multicoloridas e psicodélicas, o coated combinado ao laser e o denim dissimulado por recursos que lhe conferem aparência de outros tecidos.


No visual metalizado, temos peças com efeitos espatulados ou mesmo com aparência totalmente alterada e até holográfica. Os efeitos espatulados podem se restringir ao detalhe, ou mesmo incluir com discernimento uma luz metalizada e invernal nas peças, na paleta azul cobalto por exemplo. O metalizado vai além das cores prata, dourado e cobre: inclui tons saturados como o verde folha e os azuis frios.


Nas versões multicoloridas do ilusionismo, além das estampas psicodélicas e “borradas” saltando do tecido e provocando efeitos visuais, a feira enfatizou também colagens coloridas em buracos e devorês do jeans. Assim, o efeito sujinho ganhou luminosidade em tons intensos. Outra opção de trabalhar a ilusão pela cor foi proposta por bordados ou estampas localizadas “velvet” em diferentes cores “salpicadas” nas peças. Desgastes de lavagens e efeitos degradê salientaram tais efeitos, tornando os desenhos mais evidentes ou difusos.


No coated combinado ao laser, o brilho da resina dissimula a estampa gravada. Um recurso bastante viável, que pode se aliar também ao denim já estampado.


Por fim, índigo dissimulado pela aparência e pelas qualidades de outros materiais. Temos o denim cortado à laser com visual de renda, o denim estampado “velvet” tom sobre tom ganhando aparência de veludo, e o denim transformado em textura através da malha retilínea.


Destacamos com esta análise, a importância da inclusão de efeitos visuais no jeans, seja por toques diferenciados, volumes, saliências ou sensações provocadas por cores e estampas. Nos índigos escuros que deverão retornar no inverno 14-15, tal percepção estará presente também nos detalhes como brilho diferenciado de metais, etiquetas e demais aviamentos.


VIVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR