Os diálogos do jeans com a pele artificial

Roupas e materiais que representem desejos atuais, e que dialoguem com peças inerentes ao guarda-roupa pessoal. Heis a questão que se coloca, como um tópico essencial, no desenvolvimento de cada coleção. Em função desta necessidade real, embora o jeans seja feito de detalhes e minúcias, torna-se essencial uma boa análise do look completo, bem como os toques e cores das peças que vão dialogar com o segmento, buscando a integração do visual completo com lavagens e fits.


Nesta matéria, vamos analisar as composições onde o denim dialoga com peles artificiais. É preciso que se coloque, que as passarelas internacionais investiram também nas peles verdadeiras, como a de raposa. Mas não a moda de rua, felizmente, não o streetwear, tampouco o público amante do jeans, cada vez mais unânime no discurso eco-friendly, e cada vez mais livre de rótulos anti-ecológicos, devido às lavagens sustentáveis.


Dito isso, vamos à análise em si, iniciando pelas diversas aparências da pele artificial que foram identificadas nas coleções. Entre as mais renovadoras, constam as peles coloridas, em tons vibrantes, como o pink, e as estampadas, em padrões camuflados, ou simulando os padrões animal print porém em desenhos visívelmente gráficos, tornando clara a mensagem de que trata-se de um material sintético. Assim, temos estampas de leopardo em preto e branco, ou nas cores naturais porém em desenhos planos e alterados. As aparências também se diversificam em degradês, e ainda, materiais felpudos que simulam o efeito glamouroso das peles.


No jeans, as aplicações de pele incluem golas e forros internos no outerwear, acrescentando o diferencial de agasalho térmico à tais peças. Mas o material também consta em lógicas mais inovadoras, como bolsos traseiros ou contornos de bolsos frontais. Porém na maioria das aparições, a pele é o ponto de renovação de um look com uma calça jeans, color, couro ou até mesmo, um estampado. Entre as peças que formam os principais diálogos para com o segmento, constam os parkas, e os casacos e coletes de pele sintética. Nossa galeria de imagens, acima de tudo busca proporcionar a leitura de looks completos, passíveis de referenciar composições de lookbook, e guiar o desenvolvimento das peças que vão complementar as coleções do segmento.


ViVIAN DAVID / FOTOS JAPÃO E BERLIM:EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS: REPRODUÇÃO