Outerwear inovando em diferentes looks

Passeando pelos lançamentos das principais tecelagens brasileiras encontramos uma infinidade de opções em outerwear – aquela peça coringa que pode fazer toda a diferença, mesmo nas estações mais quentes do ano. Por isso trazemos aqui algumas opções que prometem fazer sucesso no Verão 2018 com foco nas tendências apresentadas pelas empresas têxteis.


Percebemos a volta dos looks super confortáveis em modelos amplos e com jeitão streetwear com referências esportivas muito mais das ruas do que tradicionais. Aqui não há mais diferenciação entre as jaquetas e camisas femininas e masculinas, tudo pode ser unissex, tudo por ser compartilhado, sempre seguindo a trend “no gender”. Dentro desse contexto entram os patchs aplicados que já estão fazendo sucesso e prometem ficar pelo menos até o próximo Verão. Eles podem vir em um estilo divertido, irreverente, com frases de protesto ou de acordo com a história de cada coleção. O ideal é que os desenhos, figuras e letras conversem entre si em uma harmonia de formas e cores. Normalmente os artigos aqui surgem mais rústicos, encorpados e, podem ganhar efeitos resinados ou interferências vintage. Outra opção é ressaltar os patchs com o novo azul da temporada, bem vivo e brilhante. Ainda nessa mesma pegada surgem os efeitos de grafites conquistados em lavanderia que surgem tanto no denim quanto na sarja mais clara evidenciando os diferentes tons.


Uma outra vertente reflete o esporte que sai da academia e chega no dia a dia em um conceito totalmente moderno e inovador em agasalhados, jaquetas e casacos multifuncionais com recortes arredondados, punhos, ilhoses, zíperes e bolsos aparentes ou no estilo canguru e capuzes em artigos que imitam o nylon, com toque empapelado ou na malha moletom, super macio e confortável e, que pode vir ainda com beneficiamentos manchados com tie dye ou efeitos ombrée.


Já seguindo o aspecto alfaiataria com fios nobres como o liocel, toque suave e limpeza nas peças, temos blazers, camisas abertas ou fechadas e batas com recortes quadrados que preservam a aparência clean e a leveza. O conceito upcycling pode ser visto tanto em lavagens diferentes e contrastantes quanto em patches recortados produzidos com retalhos de tecidos variados. Destaque para o efeito de camuflagem na sarja color que mistura o tom cru e o rosa.


As jaquetas truckers são vendas certas em qualquer segmento e, aqui podem vir no delavê com marmorizados ou manchas localizadas. Ainda em lavanderia não podemos esquecer os efeitos destroyer com ripped exagerados, vazados, desfiados, puídos, cerzidos. As estampas a laser chegam com referências à natureza – praias, coqueiros, folhagens e florais ou étnicas com motivos geométricos ou tribais. Há ainda casacos alongados em sarjas colors, jaquetas com inspiração motocycle no denim com acabamento de couro ou jaquetas cargo mais estruturadas.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR