Outerwear valorizado pelo visual índigo

A valorização do outerwear no segmento denim representa um reconhecimento ao excelente apelo comercial das interpretações de casacos, que utilizam a linguagem e o visual do índigo como apelo de moda principal. O consumidor, enxerga em tais artigos, uma opção trendy segura e atemporal para o estilo pessoal, livre de arrependimentos. O mérito, é dado pela qualidade no acabamento, e pela reconhecida característica de resistência inerente ao denim, bem como sua incontestável facilidade de coordenação no look.



Em alinhamento à este cenário, percebemos uma ampla inclusão das jaquetas básicas nos mais influentes editoriais masculinos e femininos. Dialogando coma proposta dos casacos, o ítem é frequentemente elevado ao status de “agasalho” através da atualização por pele na gola e interior da peça. Já no quesito design, nas coleções femininas as fisionomias se diversificam por bordados e versões enfeitadas por correntes e outros metais.



Ainda no segmento feminino, temos desdobramentos do estilo perfecto em elaboradas construções, valorizadas por fechos, spikes, nervuras reforçando a complexidade do design e recortes na altura dos cotovelos. Marcas como Blaze, mostraram mútliplas fisionomias varindo as lavagens, do visual used ao manchado tie-dye.



Já os casacos em alfaitaria, tanto para o menswear como para o womanswear, representaram a grande novidade da temporada. O estilo, veio valorizado principalmente costurinhas e pespontos elaborados marcando recortes, aletas, martingales, golas e pences. Lavagens escuras e uniformes predominaram em tais fisionomias, seguindo o estilo dry denim. As variações e “respiros” na aparência do material apenas amaciado, vieram através da técnica do patchwork, em quadrados com visual icônico nas coleções masculinas, e com aparência de estampados blocked nas coleções femininas. Outra grande novidade, é dada pelos casacos mais longos e “molinhos” em estampa camuflada ou estilo parká em chambray.



Além do blue denim, o branquinho chic em couro foi bastante trabalhado no outerwear do segmento, assim como o black, e principalmente os tons acinzentados macios e desbotados. O efeito coated, permanece bastante trabalhado, especialmente no black e grafite.



No segmento, além das jaquetas básicas e bomber (aviador), que permanecem como opções desejo na temporada, os tuxedos tem sua importância elevada ganhando atenção nos detalhes, com forros e filigranas no exterior do pé de gola. Trata-se do preciosismo da camisaria mais refinada, levada ao denim. Bolsinhos embutidos, jogo de forros caprichosos e puídos na gola transformam construções tradicionais em design descolado multiplicando as fisionomias da peça.



Nossa galeria prioriza a pesquisa exclusiva realizada pela nossa equipe, nas feiras de Berlim dedicadas ao segmento: Panorama, Premium e Bread & Butter, e contempla também editoriais, lookbooks e varejo net visando comprovar a consistência comercial do outerwear em denim como uma fatia importante de peças-chave tanto na temporada de inverno 2014, quanto de verão 2015.

VIVIAN DAVID / FOTOS BBB e PREMIUM: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS: REPRODUÇÃO