Patches pra todo lado nos lançamentos das tecelagens brasileiras

Muito temos falado sobre os patches, principalmente aquelas figurinhas lúdicas e coloridas aplicadas no jeanswear que invadiram até os acessórios e diferentes mercados. Mas não podemos esquecer também dos famosos patches criados em lavanderia ou costurados com retalhos de tecidos, sempre em lavagens contrastantes e, que refletem essa pegada artesanal que já vem permeando o segmento há algumas estações.


É importante relembrar que essa tendência reflete duas diretrizes: uma que brinca com o geometrismo das formas e superfícies lisas, macias e com toque suave em artigos mais sofisticados e aspecto de alfaitaria ou mesmo esportivo. A outra segue na direção da “colcha de retalhos”, com o patchwork tradicional buscando o feito à mão e as raízes do denim, onde tudo é muito natural e vintage. E, quem diria que aquele remendo que nossas avós ou mães faziam para encobrir nossos furos conquistados pelas peraltices da infância voltaria com tudo e, ainda mais moderno e reproduzido com maestria? E é exatamente esse o conceito.


Dentro dessas inspirações trouxemos aqui alguns exemplos interessantes apresentados pelas tecelagens brasileiras, com foco no Verão 2018. Vale ressaltar os efeitos used que acompanham os patches localizados como os amassados, respingos de tinta, bigodes, puídos, rasgos e esbranquiçados. Para formar esse jogo de recortes e aplicações, é possível brincar com as sobreposições em tonalidades diferentes. Outra ideia é mesclar tecidos e estampas variadas na sarja chino que modifica completamente seu visual tradicional.


Já o aspecto mais limpo e clean pode ser conferido no exemplo da Vicunha que trouxe um artigo com alto power, total conforto e referências do sportswear. Há ainda recortes, listras ou tiras justapostas que mesclam três lavagens, ou mais, que se completam enriquecendo cada peça. Tais tendências prometem ainda continuar por um bom tempo, por isso é importante pesquisar formas diferentes de valorizar os patches. Aposte cada vez mais na inovação, sem perder o foco e respeitando sempre seu público-alvo.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR