Principais tendências de Inverno 2012

Realizada na primeira semana de junho em Paris, a Denim by Premií¨re Vision>. A sexta edição do evento apresentou as principais propostas em Jeans para o Outono-Inverno 2011-2012. Confira a seguir algumas apostas:

Blue Gallery

O espaço do evento também foi preeenchido por uma exposição dedicada ao tema transformação, apresentando os mais recentes desenvolvimentos técnicos e criativos dos expositores da feira.

Transformação é um conceito-chave quando se fala em denim>. Lavagens, acabamentos, confecção e tratamentos foram apresentados para incentivar a imaginação e dar o impulso inicial ao design e criação das coleções para as estações propostas.

Outono-Inverno

Uma estação de aventuras em alto mar, navegando pela influência do workwear, pela turbulência no mundo da elegí¢ncia e pelo deslocamento das marés de autenticidade. O percurso definido pelo Inverno 2012 amplia as perspectivas do denim.

Uma onda enfatiza a sofisticação na mistura de tecidos e acabamentos. Jeans icí´nicos imbuí­dos de autenticidade destacam o luxo com detalhes refinados. A temporada faz uma pausa no litoral mais limpo, com rasgos abrindo caminho para desvendar e tons empoeirados para embaçar.

Cores manchadas velejam ao longo do horizonte e novos tons brincam com a profundidade e a uniformidade. Nas estruturas mais densas, flexibilidade e tratamentos quentes conferem suavidade.

O elastano surfa em uma onda dominante de conforto e sensualidade, deixando em seu rastro rajadas de brilho. Tratamentos imperfeitos e fios irregulares emergem harmonicamente em ondulações imperceptí­veis ou em altas e brutais interrupções.

Principais tendências:

Noble Authenticity: telas de pintores e chambrays pesados para o inverno. Um visual robusto em tons empoeirados e enevoados. Acessórios de metal em tons vintage ou foscos, botons, erosões em cores escuras nas fivelas. Blusas e camisas grosseiras e romí¢nticas, vestidos-saco e jaquetas estilo terno.

Soft Materiality: Algodões estruturados e generosos, liocel ou misturas de seda, broken twills pesados e cetins. Punhos aveludados e cardados, escovações que gentilmente amaciam e desgastam, lavagens com enzimas e amassados. Calças femininas com uma elasticidade quente. Gabardines e cetins pesados e lavados para casacos resistentes e arredondados.

Ultra Dense: armaduras marcadas, tricí´s profundos, estruturas ocas tanto em tecidos como em acessórios. Nuances azul e ultra-dark. Algodões nobres e misturas com fios finos e firmes com cortes rigorosos para um citywear impecavelmente relaxado.

Visible Imperfection: tramas irregulares reveladas pelos acabamentos, linho ou misturas de lãs para o inverno. Acessórios foscos, levemente amassados ou oxidados. Artigos mais crus para peças de roupa estruturadas, com um toque artesanal e refinado.

Broken Shine: revestimentos que crescem através das lavagens, variações sutis de cores para trazer desgastes e aspectos de couro. Brilho diminuí­do por um algodão ultra-fosco com poliéster e misturas de fios de poliamida. Acessórios diferenciados que capturam a luz.

Ultra-stretch: bainha, stretch e bi-stretch poderosos crescem mais finos, mais confortáveis para as mulheres como uma segunda pele, e adotando um aspecto mais firme, mais sólido para o menswear. Fechos se unem aos tecidos para reforçar o movimento.

Happy Eco: a questão ecológica indispensável vem com delicadeza. Em um uso crescente de fibras eco-friendly e tratamentos: tecidos 100% orgí¢nicos, misturas recicladas, bio wash, tingimentos naturais e laser wash-outs que personalizam a produção sustentável.

REDAí‡íƒO | FOTOS: DIVULGAí‡íƒO