‘Projeto 100% Ceará’ busca qualificar o setor da moda na região

Na última semana, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, além dos quatro secretários executivos da Sedet, se reuniram para conhecer detalhes do “Projeto 100% Ceará”.

A iniciativa busca fortalecer o setor da moda cearense e reúne esforços de várias entidades e instituições como Fiec, Sindroupas, Câmara Setorial da Moda e Senai.

O Projeto 100% Ceará é voltado para a formação, qualificação e criação de uma identidade para o setor industrial da moda na região. Com ela, será possível levar capacitação a polos produtivos do interior do Estado, facilitando o acesso a cursos, workshops e encontros de capacitação e qualificação para micro e pequenas empresas, oficinas de costura e confecção, estimulando a redução da informalidade no setor.

“Podemos contar com a estrutura das 122 escolas profissionalizantes para implementar cursos de capacitação do setor, podemos incluir o IDT nesse processo de intermediação da mão de obra qualificada desses jovens formados também pelo Senai, e ainda temos a plataforma Ceará ao Cubo, poderá ajudar com rodadas de negócios da moda, como já vem acontecendo”, citou o secretário da Sedet.

Para Maia Júnior, as empresas devem se profissionalizar para que sejam capazes de competir com o mercado internacional.

A reunião contou ainda com as presenças de Lélio Matias, presidente do Sindiroupas; Paulo Rabelo, presidente da CS Moda e Daniele Caldas, especialista técnica de têxtil e vestuário do Senai. Para Lélio Matias os esforços em conjunto devem ajudar o setor a recuperar posições de destaque em âmbito nacional.

“A moda cearense chegou a alcançar a segunda posição no ranking brasileiro nas décadas 80 e 90. Atualmente, estamos em 6º lugar! Para isso, precisamos trabalhar de forma articulada e inovadora”, revelou Lélio Matias, presidente do Sindiroupas.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução