Qual o comprimento certo?

Eis o comprimento certo das bermudas da temporada: curtas o suficiente para o despojamento, e compridas até a altura da versatilidade. Já o shape se ajusta na medida do conforto. Ou seja o comprimento não é regra, é criação! Nesta temporada as bermudas são importantes peças chave tanto para o público feminino quanto para o masculino. E para transitar pelos diferentes cenários da moda de rua sem se repetir, as bermudas multiplicam suas fisionomias vestindo diferentes lavagens, shapes, cores, bolsos e detalhes de moda.


As femininas são as mais ecléticas: vestem pences, ponteiros, devorês, barras italianas, bolsos frontais diferenciados, amarrações, nervuras e lavagens coloridas. Para comunicar vanguarda, ganham respingos de tinta e toques de alfaiataria.


Mustang e Milk & Roses apostaram nos denins leves e lavagens coloridas, com respingos de tinta e estilo alfaiataria com bolsos faca frontais, chapados e com pregas na parte traseira. A barra veio quase sempre enrolada.


Já a Lotus trouxe shapes para todos os gostos, desde o ajustado na bermuda ciclista ao folgado no estilo alfaiataria com tira de amarração. Já marcas como Boss Orange e Blend buscaram um equilíbrio entre conforto e silhueta, e investiram em detalhes de moda como lapelas, nervuras e pences: informações que se combinaram à bigodes, lixados e bons efeitos de lavanderia. Os denins brutos também tiveram seu espaço nas coleções, em marcas como Gold Lab, com uma proposta mais limpa e sofisticada.


Já as bermudas masculinas vieram mais ajustadas chamando a atenção para a barra, que pode vir com recortes e customizações. Buracos com tampões em tons contrastantes foram o diferencial vintage, além das lavagens alvejadas e coloridas. A tradicional bermuda cargo com denim em estampa de camuflagem marcou presença na coleção da Campus – desta vez revezando os tons de índigo e dispensando o verde militar.


Lotus, Dnd e Pepe Jeans deram destaque às bermudas nas coleções masculinas, com efeitos amassados e lixados. Na Mustang, destaque para a barra recortada, puída e desfiada na borda.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR