Raquel Ferraz da YESIAM compartilha o sucesso por trás da modelagem perfeita

Atualmente navegar no Instagram se tornou um excelente meio para descobrir novas e preciosas marcas, que fazem um produto único e diferenciado. Foi assim que descobrimos a marca de jeans paulistana YESIAM, responsável por uma modelagem que deixa a silhueta enxuta e bela. A YESIAM é comandada por Raquel Ferraz, estilista que há dez anos trabalha com jeans e há mais ou menos 1 ano e meio decidiu voar solo. O Guia JeansWear foi conversar com mais uma jovem empresária brasileira, para saber sobre a sua história e como ela faz a diferença no mercado atual.


Guia JeansWear – Raquel, vamos começar falando de você. Qual sua formação e experiências antes da YESIAM?

Raquel Ferraz – Eu sou formada em Design de Moda, e atuei 7 anos no mercado de moda nacional e 3 anos trabalhando com importação, com foco em jeans masculino. Passei pela Calvin Klein, VR, Mandi, Reserva e Riachuelo, até que decidi abrir a YESIAM.


GJW – São poucos os novos estilistas que optam pelo segmento jeanswear. Além da experiência com o jeans, o que mais te levou por esse caminho?

RF– Realmente trabalhar com jeans é muito difícil, não só por questão de técnica, mas também pela produção em pequena escala que é onerosa e complicada. Meu último trabalho foi na Reserva, e depois de 1 ano percebi que, apesar de amar o que eu fazia, eu não estava plenamente feliz como estilista. A falta de uma calça jeans básica, acessível e feita com qualidade no Brasil foi o que me impulsionou a criar a YESIAM. Eu queria comprar um produto que ainda não existia.


GJW – Conte um pouco mais sobre seu processo de criação e produção.

RF – Na YESIAM você vai encontrar 3 modelagens, nossas calças são apenas amaciadas e tem como foco o atemporal. Estamos antenados no que há de mais novo em matéria prima, mas o FIT e modelo resgatam sempre o básico. Meu processo de produção é terceirizado, mas acompanho de perto quem produz para mim. Sei onde e como cada peça foi fabricada. Mais para frente gostaria muito de ter uma pequena fábrica atrás do meu atelier, mas isso ainda é para um futuro, não é viável fazer isso agora.


GJW – E a sua modelagem sucesso? Conte-nos mais.

RF – O sucesso da YESIAM realmente é a modelagem. Quem já vestiu um jeans YESIAM voltou para comprar todas as cores. Vestimos do 34 ao 44, e mesmo com venda online, nunca tive reclamação no caimento, muito pelo contrário, recebo muitos elogios. Todo mundo adora e tenho meninas que já estão na sua quinta calça por o produto ser de qualidade e vestir tão bem.


GJW – Você tem a marca há 1 ano e meio, o que você tem que driblar para conseguir se manter competitiva no mercado?

RF – A produção em baixa quantidade gera custos maiores, eu sacrifico custos internos para manter nosso produto acessível. Hoje temos produto de R$110 a R$279, nosso valor mais alto. Não tenho facilidade na produção, mas as clientes dão valor ao produto. Para diminuir custos, não tenho funcionários, faço praticamente tudo sozinha, desde a criação das peças à divulgação nas mídias sociais. Recebo nossos clientes no meu atelier em Perdizes e temos nosso e-commerce. As multimarcas são também uma excelente plataforma de vendas, hoje trabalho com quatro lojas, nos principais bairros de São Paulo e também no interior, mas já estou aumentando esse número.


GJW – O jeans e a moda são dois vilões do meio ambiente. Como você trata essa questão?

RF – Realmente, isso não tem como negar. Uma das metas da YESIAM é ser duradoura, de qualidade e atemporal, uma peça de roupa para investir, dessa maneira nossas peças não são descartáveis e não “saem de moda”, podendo ficar anos e anos no guarda-roupa das nossas clientes. Nosso jeans não recebe processos de lavagem com enxofre, por exemplo, eles são apenas amaciados, o que já reduz incrivelmente o uso de água e químicos. Tenho em mente um projeto para abrir o custo dos produtos para os consumidores entenderem pelo que elas estão pagando realmente, e mostrar que nosso lucro é justo e o preço final vem de uma série de encargos e do processo de produção, todo feito no Brasil com mão de obra qualificada e humanizada.


Conheça mais a marca, acesse: www.yesiamstore.com