Recortes e leveza no primeiro dia de desfiles

Com uma estrutura mais enxuta, começou ontem a 29º edição da Casa de Criadores, que está sendo realizado em um espaço no Museu Afro Brasil e na parte de fora do prédio, onde realmente acontece todo o buxixo, com DJ, exposições dos trabalhos dos alunos do Senac, camisetas da concurso Homofobia Fora de Moda e um lounge da Vicunha Têxtil com o lançamento Fox e modelos exclusivos confeccionados pelos estilistas patrocinados pela empresa.


O evento teve início com o desfile dos alunos participantes do concurso Jovens Talentos Senac 2011 que apresentaram peças cheias de recortes, volumes, sobreposições, uma moda com um quê de futuro. A ganhadora foi Ana Paula Souza que trouxe modelos em lã com volumes nas mangas, golas e quadris e mistura dos tons cinza e rosa.


Em seguida, Karin Feller trouxe uma coleção bem mais comercial que seus colegas de evento, com peças românticas e delicadas, a estilista buscou inspiração nos pássaros migratórios e cavalos selvagens com lindas estampas de andorinhas e âncoras, além do xadrez e cores como papaya, verde menta, azul céu e branco em batas fresquinhas para o verão. As modelagens são amplas em bermudas, shorts e vestidos.


Poderosa: esta é a mulher de R. Rosner que apostou em muito brilho, tecidos leves, transparentes e esvoaçantes em lindos trabalhos de canutilhos e pedrinhas que formam estampas de corujas. Rendas, tecidos com aspecto molhado, efeitos de escamas de peixe e babados também fazem parte da coleção.


Jadson Raniere buscou inspiração no trabalho do escultor e ceramista Francisco Brennand em peças com costuras à mostra, pregas e volumes em macacões, bermudas e casacos no brim Vicunha. Dispensáveis as peças feitas em látex e nos tons de pele e, destaque para o amarelo-ovo, vermelho e floral miúdo.


Os homens modernos da grife Der Metropol do estilista Mario Francisco abusam das estampas inspiradas numa história chinesa, muito bem aplicados em camisas, jaquetas e bermudas. O linho listrado confere leveza para o verão. Destaque ainda para os macacões utilitários e calças esportivas com punhos e camisas no estilo cowboy. As sarjas aparecem em ternos desconstruídos.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: AGÊNCIA FOTOSITE E EQUIPE GUIA JEANSWEAR