Reinvenção da indústria e varejo no digital é pauta em talk no SCMC

Na última semana, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) promoveu o talk “Varejo Agora”, transmitido ao vivo pelo Youtube. O encontro marcou a retomada dos eventos presenciais promovidos pela plataforma após dois anos, contando com insights e reflexões sobre o varejo brasileiro que neste momento se depara com o desafio de remodelar seus modelos de negócios e se adaptar diante das novas oportunidades de mercado seguindo o caminho da transformação digital.

Entre os convidados para o evento esteve Juarez Leão, fundador e CEO da consultoria estratégica Leão Group com mais de 20 anos de experiência na gestão de grandes empresas de varejo e redes de franquia, além de atuar como Conselheiro de Administração de diversas empresas e entidades. O especialista abordou os principais tópicos que impactam fortemente a reinvenção da indústria e varejo.

A pandemia e seus reflexos no mercado logo foram citados por Juarez, que citou uma viagem que fez a Nova York, nos Estados Unidos, em janeiro deste ano – em meio a crise causada pela variante Omicron da Covid-19 no país. Por lá, ele participou do NRF Big Show, maior evento mundial voltado para o setor de varejo que acontece anualmente na cidade norte-americana.

“Resumindo o que sentimos lá foi muita incerteza, claramente um clima de mudança e um varejo, que já vinha se transformando em uma velocidade muito grande, indo em uma velocidade ainda maior“, disse. “Muito do que nós fizemos como varejo antes da pandemia começou a ficar ultrapassado. Então, as empresas que tem uma maior capacidade de se adaptar a todas essas mudanças, em uma velocidade grande, são as que estão conseguindo liderar esta grande corrida”.

Aceleração, inclusive, foi o ponto principal do NRF Big Show deste ano. A retomada do varejo e o modo como as empresas devem impulsionar suas estratégias neste momento de incerteza e recuperação.

A presença online das empresas acaba, por consequência, ganhando destaque na discussão. A ascensão do immersive commerce – ou alt-commerce – também aparece aqui, como uma extensão do comércio eletrônico que se concentra em melhorar a experiência do cliente utilizando realidade aumentada, realidade virtual e tecnologia imersiva para criar lojas virtuais inteligentes a partir de locais existentes. A compra se torna apenas uma parte do show.

“Você tem que entrar, viver, ter experiências naquele varejo para, no final, acabar consumindo”, detalhou Juarez Leão. Os pilares deste processo de imersão são apenas uma extensão do comportamento dos usuários, com foco no entretenimento, na gamificação, na comunidade, socialização e colaboração.

Outro passo nesta mudança digital no varejo é o já conhecido metaverso. O espaço online é compartilhado por pessoas que utilizam tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada para interagir com o próprio espaço, com conteúdos e também com outras pessoas por avatares.

“Se na década de 90 as pessoas estavam se perguntando o que é internet, hoje elas se perguntam o que é metaverso”, indicou Juarez, que ainda ressaltou que a inserção do varejo no metaverso tende a ser tão revolucionária como a chegada da internet na vida das pessoas.

Confira a transmissão completa:

Fonte: Thaina Barros | Foto: Reprodução