Relembrando as apostas do Verão

Já se iniciam as semanas de moda brasileiras apresentando as propostas das marcas nacionais para o Inverno 2011. Parece que a moda toma a cada dia mais velocidade, e é preciso, muitas vezes, estar dominando as tendências de várias estações, afinal, enquanto a coleção de Outono-Inverno 2011 é finalizada, iniciam-se as compras para a temporada de Verão 2012.

E com tanta informação, é muito fácil se perder e esquecer-se de quais as tendências para determinada coleção. O Guia Jeanswear já abordou, há 6 meses, tudo o que aconteceu na última Bread&Butter que lançou o Verão 2012, e também o que se usava na moda de rua e no que as vitrines apostavam para a estação mais quente pela Europa.

Então, vamos retomar nesta matéria, o que as vitrines das principais marcas investiram no último verão.

Cores – A marca registrada da estação europeia foram sem dúvida as cores. As cartelas foram livres, cheais de tons democráticos, que incluíam tantos os tons neutros como o camelo, como as nuances mais vibrantes como amarelo e vermelho.

Casaquetos – O que usar por cima de blusas, camiseta e vestidos nos dias mais frescos? Os casaquetos (antigos bolerinhos) em denim foram hit e apareceram tanto em lavagens mais escuras, quanto mais delavées.

Justíssimos – Skinnies, super-skinnies e jeggings caíram no gosto do público e por enquanto não há sinal de saírem de cena. Aparecem em tons blue ou black e com efeitos como acid washed, degastes e puídos.

Shorts – Outras peças que conquistaram seu reinado são os shorts, principalmente os de barra cropped, que ainda permanecerão na próxima estação.

Minissaias – Parece que elas foram um pouco esquecidas no Verão 2011, mas na estação mais quente em 2012 elas estarão de volta, sejam justas ou rodadas. Tanto no denim, quanto no brim.

Militarismo – Há quem já cansou da tendência, mas o jeito é inovar, pois tanto a inspiração nos uniformes antigos em alfaitaria (estilo Napoleão Bonapoarte) quanto o verde-militar estarão com força total.

White denim – O branco no Verão sempre faz sucesso. Porém, na lojas pela Europa apareceram mais para o público masculino, combinado com as pólos, do que para o segmento feminino.

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR