Renner e Insecta anunciam collab com peças feitas de materiais reutilizados

A Renner e a Insecta Shoes, marca de sapatos veganos conhecida por unir ética e estética em seus produtos ecológicos, se uniram em uma colaboração inédita de moda responsável. As marcas apresentaram uma coleção de roupas, calçados e bolsas foi inteiramente confeccionada com materiais reaproveitados ou reciclados.

A coleção é fruto de um trabalho colaborativo entre a equipe de estilo da Renner e a Insecta, desde a concepção criativa até o desenvolvimento final dos produtos. Todas as peças utilizam matérias-primas com atributos de sustentabilidade, como o tecido estampado de reuso – que veio do excedente de fornecedores da varejista -, borrachas de origem reciclada e, até mesmo, tecidos de PET reciclado.

“Dentro da nossa estratégia de sustentabilidade, temos o compromisso de levar aos nossos clientes cada vez mais peças que tenham atributos responsáveis, qualidade e muita informação de moda. Trabalhamos diariamente com este foco, em uma jornada de constante evolução. A parceria com a Insecta foi um caminho natural e representou um desafio gratificante, ao nos permitir repensar a forma de desenvolver produtos “, conta a diretora de estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

As marcas optaram por fazer um processo de criação às avessas: ao invés de definir o conceito da coleção e depois seguir com a seleção dos materiais, primeiro foram escolhidos os insumos e, depois, partiu-se para o desenho das peças. O objetivo era gerar o menor impacto possível, dando um novo significado aos recursos que estavam disponíveis.

O resultado foi o reaproveitamento de mais de 4 mil metros de sobras de matéria-prima que estavam parados. Além disso, cada bolsa da collab usou em média cinco garrafas PET.

“Esta parceria é resultado de um reconhecimento muito valioso para a Insecta, e a chance de poder ampliar um trabalho pioneiro iniciado há alguns anos em prol do consumo consciente e da preservação. Inspirar o ecossistema a se comprometer com o meio ambiente e liderar um modelo de gestão que gere resultado econômico com baixo impacto ambiental e responsabilidade social é o nosso propósito”, comenta a Co-CEO e fundadora da Insecta Shoes, Barbara Mattivy.

A coleção conta com peças que se conectam entre si, tendo vestido com top, jaqueta cropped com calça jogger em mix de estampa, kimono, macacão e camisas bordadas. A collab também tem bolsas e, claro, calçados, com destaque para versões baseadas nos best sellers da Insecta, que foram adaptados ao público Renner. O resultado é um guarda-roupa enxuto, sendo possível compor até 30 looks.

Toda a linha já está disponível site da Renner e em mais 25 lojas físicas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Todas as peças levam uma tag em papel reciclado para identificar os produtos, com algumas informações sobre as boas práticas envolvidas no processo produtivo.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação