Reputação é tudo

Elas querem ganhar elogios, e até ficar faladas – e porquê não? A condição de básicos do guarda-roupa basicamente não impede o direito de se fazer notar e arrancar elogios. Mas reputação é tudo e por isso mesmo as camisas em denim não abrem mão da tradição: continuam atuando como itens neutros do guarda-roupa, porém cada vez carregando um ligeiro toque de vanguarda.


Lavagens delavés, reserva de pigmento nas costuras, tye-die, efeito amassadinho pronto para a aventura, acabamentos internos em tricoline com estampas de alfaiataria, puídos e lixados são os recursos mais utilizados para diferenciar as camisas em jeans nas coleções: nada que comprometa sua boa fama de básicos, mas que ainda assim a tornam peças diferenciadas nas coleções.


Construções incomuns com babados e nervuras e estampas flocadas em palas atuando como espécies de bordados modificaram a fisionomia de algumas peças – inspiração emprestada das camisas em tricoline que vieram com força no mix de produtos das marcas do segmento. Porém tais interferências foram aplicadas com muita responsabilidade, balanceadas por lavagens e efeitos de beneficiamento representativos do segmento jeanswear que garantiram a manutenção da postura de clássicos da rotina.


Destaque para a camisa com tingimento tye-die da Lotus Roots, com efeito degradê bem como o exemplar da Cheap Monday que descarregou ao máximo o efeito índigo deixando reserva do pigmento apenas nas costuras – contornando recortes, bolsos e lapelas.


Na Wrangler, a tradição imperou na fisionomia dos modelos: mantendo o corte da pala, punhos e bolsos com lapelas. Os detalhes de moda vieram também dos beneficiamentos diferenciados, puídos e lixados – além da estampa flocada no mesmo tom do denim aplicada em um dos modelos.


A Guess inseriu martingales compridões no punho e ombros, enquanto na Shidadiva os modelos em denim vieram mais sequinhos. Lee Cooper e Take Two ousaram nas formas com babados e construções diferenciadas. Confira as imagens.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR