Review das tendências denim para todos os públicos

O Verão 2018 será marcado pela pegada unissex: o que não significa de maneira nenhuma, a renúncia à feminilidade. E sim, sua atualização: através de uma versão mais urbana, empoderada e cool. Foi com este apelo que a temporada de calor se anunciou em cortes e fits nas passarelas internacionais, como vimos em diversas matérias anteriores. Pantalonas com visual alfaiataria, girlfriends em leitura sporty, e caimentos mais sutis para a cropped flare foram alguns destaques colocados pelo catwalk, juntamente com o retorno da calça reta e do mom’jeans – fits que assumem leitura fashionista e cool na estação.



Devido à esta forte tendência, a paleta de tons que veste ambos os gêneros; e as nuances que falam sobre o lifestyle urbano serão as bases do mix de coloridos da estação. Logo, o discernimento das harmonias de amarelo queimado, verde militar e marrom estilo fotografia apagada pelo tempo, estarão entre as opções que vão agregar falas coerentes com tais inspirações. E para vestir tanto a passagem do tempo quanto a tendência unissex – as versões apagadas de azul, amarelo e baby blue irão pontuar um numeroso mix pastel na estação. Porém será o rosa o tom mais numeroso, e que mais tende a se multiplicar em interpretações.



Na cartela de lavagens, por sua vez, teremos os delavés clarinhos e trabalhados representando o visual mais característico da estação. O azul batido da cartela blue ice, customizado por patches, costuras, riscos, efeitos 3D, fundos esbranquiçados e reservas de cor será o responsável pela aparência mais fashionista da temporada; enquanto o aspecto mais clean irá permear as peças com fit mais ajustado.



No hall de peças-chave femininas, o apelo comercial dos shorts será renovado principalmente por patches, acabamentos estilo barra por fazer, trabalhos de used artesanais e efeitos sky bleach. E as saias, por sua vez, terão um espaço maior na estação; e se dividirão entre versões enfeitadas setentistas, godê estilo jogger, mix black roqueiro e fashionista; e esportivas estruturadas e desconstruídas.



Já o closet masculino, irá sublinhar a importância das jaquetas no fit tradicionais e trucker; com efeitos used, manchas esbranquiçadas, rasgos e fundos estampados. E para diversificar o estilo, constarão também as peças mais limpas, no denim bruto, com costuras marcantes; ou no baby blue chegando ao delavê.



Por fim chegamos ao segmento infantil, onde o denim na versão power stretch em tecidos macios com toque suave ditam o visual do sortimento. Como peças mais comerciais, o material constará nas bermudas em comprimentos até o joelho, sempre com algum detalhe como barra virada, zíperes laterais, bolsos internos, estampas, caseados ou costuras coloridas no cós. E nos shorts, serão os jacquards e maquinetados os detalhes mais explorados para conferir apelo lúdico e comercial para o segmento na estação.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR / REPRODUÇÃO