Romeu Covolan é eleito um dos mais influentes líderes da indústria mundial do denim

Cofundador e presidente da Canatiba Denim Industry, o empresário Romeu Covolan foi eleito uma das personalidades mais importantes no mundo do denim, pelo Rivet 50. O índice anual indica os líderes mais influentes no desenvolvimento do negócio de fabricação e comercialização do mundo do jeanswear, referenciando a evolução contínua do setor em inovação, sustentabilidade e criatividade.

Em 2021, a lista trouxe 100 indicados em cinco categorias. A indicação de Romeu Covolan, na categoria tecidos/fábricas, partiu da Lenzing, parceiro internacional da Canatiba que também incluiu Maria José Orione, diretora acadêmica do Denim City Brasil, entre os representantes da América Latina no Rivet 50.

O Rivet 50 foi compilado por nomeações e votos apresentados por colegas de toda a indústria de denim. Mais de 16 mil votos expressos online determinaram os homenageados internacionais selecionados nas categorias: executivos, designers, cadeia de suprimentos, fábricas e agentes de mudança.

Romeu Covolan se tornou cofundador do que viria a ser a Canatiba Denim Industry em 1969. Iniciada como uma tecelagem, a empresa iniciou a produção de tecidos para camisas e até estofados. O empresário operava os teares mecânicos e os lançadores manuais, enquanto seu irmão Darci Covolan supervisionava as vendas e as oportunidades de mercado.

Adaptou seu maquinário e, em 1980, a Canatiba partiu para o denim, entrando para um dos segmentos mais competitivos da cadeia têxtil. Muito antes da palavra sustentabilidade ter destaque na indústria brasileira, a empresa já contava com estações de tratamento de efluentes e toda a estrutura para uma produção correta do tecido seguindo padrões dos mais exigentes.

Vale destacar que, hoje, a Canatiba mantém três unidades fabris em Santa Bárbara d’Oeste que produzem mensalmente mais de 11 milhões de metros lineares de tecidos que abastecem o mercado nacional e também marcam presença em países da Europa, América Latina e África.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução