Santana Textiles apresenta Blue Day com lançamentos e concurso Inova Denim

Santana Textiles promoveu no último dia 7 de outubro seu Blue Day 2021.2, novamente no formato virtual e com apresentação de Gianne Albertoni. O evento ainda trouxe a segunda edição do Concurso Inova Denim, com seis finalistas que receberam a mentoria do estilista Alexandre Herchcovitch – confira a transmissão completa aqui.

“A gente procura inovação através do denim. Novas maneiras de usar essa matéria-prima que é tão democrática”, afirma Herchcovitch.

Dessa vez, a Santana selecionou candidatos do Centro Oeste e Nordeste. O primeiro lugar ficou com Vitor Cunha do Ceará que ganhou 200 metros de tecido, uma máquina de costura e o acompanhamento na preparação do próximo desfile da Á La Garçonne, marca de Alexandre Herchcovitch. Ele trouxe um look masculino com camisa e saia assimétricas onde entram o macramê inspirado nas redes de pesca juntamente com mix de lavagens e volumes.

O segundo lugar foi de Riusley Figueiredo de Goiás que ganhou 150 metros de tecido e o terceiro lugar foi de Sherida Livas do Ceará que recebeu 100 metros de tecido.

Tendências

Foram apresentadas três macrotendências para 2022, por Airam Pagliosa, Izabelle Santos e Barbara Farias. São elas:

Pós Pandemia

Aqui o conforto, estilo mais clean e liberdade de movimentos são destaques em looks com terninhos mais casuais e que mesclam bermudas e modelagens oversizeds. Há ainda peças para festas em tecidos como moletons, acetinados e plumas, num mix interessante de estilos. Os acolchoados também fazem sucesso, assim como os franzidos e drapeados em volumes e pences.

Funcionalidade é palavra-chave em bolsos e fivelas reguladoras. Destaque para as bermudas larguinhas, coletes amplos e o efeito tie dye. Entre as cores surgem o lavanda, butter (amarelo manteiga) e, peppermint (verde refrescante).

Em oposição ao casual surgem ainda peças com muito brilho, cores e bordados manuais ou em máquina. Os florais passeiam entre os mais sofisticados e expressivos em maxi estampas. Aqui entram minissaias, volumes em babados e peças amplas, tecidos em lamê, lurex e acetinados e cores como o orange, vermelho quase coral e o dourado.

Sustentabilidade

O upcycling no jeans surge através do patchwork na mistura de tecidos ou lavagens em trabalhos manuais e estampas artesanais. Já o cós duplo confere aparência de peças sobrepostas. As lavagens amaciadas são importantes e consomem menos água.

Futurismo

Várias mudanças aconteceram durante a pandemia, principalmente no meio digital e que influenciaram o mundo da moda, com destaque para grafismos manuais com visual urbano, estampas psicodélicas em cores vibrantes ou pastel ou o laser no denim. Xadrezes surgem em desenhos maiores. Destaque para os zíperes funcionais, visual esportivo com estilo fashion e o prata metálico.

coordenadora de produto e marketing da Santana, Airam Pagliosa, trouxe ainda uma pesquisa internacional que apresenta que o consumo de jeans permanece estável apesar da crise devido à pandemia e que os estoques estão esgotados em várias partes do mundo. Outro dado importante foi que apesar da skinny ainda continuar como a principal modelagem para as mulheres, vem crescendo os shapes wide leg e loose. E o tom azul é o queridinho dentro do universo jeanswear, seguido pelo black.

Lançamentos

Dentre os principais lançamentos dentro da linha Sustentare que visa a sustentabilidade, surgem o Aruba Sky, em 100% algodão, com 10oz, sarja 3×1, em versão mais clara e diferentes possibilidades em lavanderia.

Tulum Sky vem no 100% algodão, com peso de 11oz, na sarja 3×1 e largura de 1,72m, também no tingimento baby blue. O Cancum Sky é elastizado, em algodão, poliéster e 2% de elastano, com peso de 8,5oz 32% de power e 1,52m de largura. O Grace Sky surge com 9,5oz no baby blue, sarja 3×1, 1,50m de largura.

Best, vem numa versão mais leve, em sarja 3×1, peso de 8,5oz e 32% de stretch. O Krosby vem com peso de 8,5oz, 1,47m de largura e construção sarja de 4×1, bem definida.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução e Marcelo Soubhia / FOTOSITE