A Santana Textiles promoveu em São Paulo, nos dias 5 e 6 de novembro, mais uma edição do Blue Day. O evento de lançamentos já percorreu o Brasil e, ainda neste ano, estará em Toritama, Pernambuco, e também em Fortaleza, no Ceará.
Com 56 anos de história, a empresa iniciou suas atividades com redes de dormir. A produção de fios nasceu nos anos 80, com produtos vendidos para tecelagens que fabricavam o denim. Já em 1995, a têxtil começou a fabricação dos tecidos e, no ano de 2007, passou a ser multinacional com uma unidade da Argentina, abrindo uma fábrica no Texas oito anos mais tarde. Para 2019, será inaugurada uma nova unidade em Pernambuco.
A Santana produz cinco milhões de metros de denim por mês, sendo líder no Nordeste, e vem crescendo também no Sul e Sudeste. A empresa mantém diferentes ações e projetos voltados à sustentabilidade como reuso e economia de água e corantes. Para a Primavera-Verão 2021, foram apresentados oito lançamentos – quatro em 100% algodão e outros quatro em algodão e elastano.
A linha Sustentare traz o Aruba, com 10 oz, 1,71 m e o Bahamas com 12oz e 1,72m, com tingimento baby blue, ambos vêm em composição 100% algodão. Os artigos dessa linha são produzidos com baixo percentual de corante índigo e menor quantidade de água. Além disso, em lavanderia, pode-se descarregar mais facilmente, economizando água e produtos químicos. Tudo isso por preço acessível e às vezes, até mais barato porque há redução de água e corantes.
Ainda entre os 100% algodão, foram lançados o Tairon, de peso 8 oz, e o Troia, com 9 oz, com o melhor custo x benefício, ideais para peças leves e para o segmento infantil.
O Castor Dark vem no blue black com algodão, poliéster e elastano, em tom mais escuro e com 34% de power. Já o Matrix Baby Blue vem com tingimento mais suave e o Matrix Blue, mais intenso, com 9oz, 1,59m e o Matrix Black Blue, com enxofre e índigo misturados que revelam tons de azuis em lavanderia. Com 40% de power, ideal para efeitos destroyers.
O Blue Day da Santana Textiles ainda contou com palestras sobre assuntos como denim sustentável, Desmistificando o poliéster, negócios e marketing de moda, tendências e desfiles com os artigos da coleção.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear